Dia de Luta Antimanicomial mobiliza Santana do Paraíso

Divulgação

O objetivo da caminhada foi mobilizar a sociedade sobre os direitos das pessoas com sofrimento mental

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Santana do Paraíso realizou, na manhã desta sexta-feira (18), uma caminhada no Centro da cidade em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial. O objetivo foi mobilizar toda a sociedade sobre os direitos das pessoas com sofrimento mental à liberdade, a viver em sociedade e a receber cuidados e tratamentos como cidadão, sem encarceramento em hospitais psiquiátricos. O Centro de Atenção Psicossocial busca defender a humanização de seus usuários em recurso terapêutico.

O passeio saiu da CAPS sentido a Praça da Matriz, ao som da música “Maluco Beleza”, de Raul Seixas. Ao longo do percurso, os participantes levaram faixas e cartazes contendo mensagens de incentivo à inclusão social dos portadores de sofrimento emocionais. Duas tendas foram montadas na Praça da Matriz para expor materiais artesanais confeccionados pelos pacientes e de toda equipe de funcionários do CAPS e demais servidores da Saúde. Apresentações artísticas dos usuários também não faltaram no evento.

CAPS

O Centro de Apoio Psicossocial de Santana do Paraíso foi inaugurado em fevereiro de 2016. Todo o serviço do CAPS era custeado pelo governo municipal, mas a partir de dezembro de 2017 o município foi habilitado e passou a receber recursos do Estado.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar