Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil foi instituído há 15 anos pela OIT

Criança tem que brincar, tem que pular, se divertir. E mais ainda, tem que estudar e idealizar um futuro melhor…

Neste momento, em todo o mundo, mais de 168 milhões de crianças e adolescentes  de cinco a 17 anos estão trabalhando. Só no Brasil, são cerca de dois milhões e setecentos mil.

Deste total, apenas quinhentos mil tem carteira assinada ou são aprendizes. Outros 2 milhões e duzentos mil trabalham de forma ilegal.

Um quadro preocupante. E  foi por isso que a OIT (Organização Internacional do Trabalho), em 2002, instituiu 12 de junho o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil.

Estava na hora de sensibilizar a sociedade e governos do mundo inteiro e mostrar que a prática viola os direitos das crianças e dos adolescentes. A idade mínima para o trabalho aqui no país é 16 anos. E nossa lei diz que é proibido o trabalho noturno, perigoso e degradante abaixo dos 18 anos.

banner-trabalho-infantil
A iniciativa da OIT provocou, aqui no Brasil, resultados positivos e negativos. Positivo porque entre 2014 e 2015, o trabalho infantil caiu/ Reprodução: IFAN

O Papa Francisco também apoia o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Ele apelou à defesa das crianças vítimas “desta forma escondida de exploração” e destacou que a mesma “comporta muitas vezes abusos, maus tratos e discriminações”.

A iniciativa da OIT provocou, aqui no Brasil, resultados positivos e negativos. Positivo porque entre 2014 e 2015, o trabalho infantil caiu. E, negativo  porque na faixa de cinco a nove anos  a exploração da mão-de- obra de crianças cresceu de 2014 para cá. Mas, todos mantém a esperança que esses números caiam ainda mais.

E a cada ano, no dia 12 de junho, a OIT ostenta um cata-vento, símbolo criado para a campanha. Nas cores azul, vermelha, verde, amarela e laranja,  simboliza a luta contra o trabalho infantil no Brasil e no mundo, pois expressa o movimento e a alegria que devem estar sempre presentes na vida das crianças e dos adolescentes.

Afinal, trabalhar não é coisa de criança!

Anexos para downloads:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: