Disputa voto a voto marca reta final da eleição em Timóteo

DataMG / Diário do Aço

Testemunha de uma das mais acirradas disputas eleitorais de sua história recente, o eleitorado de Timóteo definirá amanhã quem será o novo prefeito até 31 de dezembro de 2020. A busca pela vitória ocorreu voto a voto por cinco candidatos na campanha eleitoral iniciada dia 26 de maio.

Na reta final, entretanto, a mais recente pesquisa de intenção de votos, encomendada pelo Diário do Aço junto ao DataMG Centro de Informação e Pesquisa, aponta a polarização da disputa entre dois candidatos na eleição extemporânea desse domingo, Douglas (PSB) e Adriano (PMB).

Levando-se em conta a margem de erro da pesquisa, os dois estariam empatados tecnicamente, pouco à frente do terceiro colocado, Renato Martins (MDB). Já Carlos Vasconcelos (PCdoB) tem pouco desempenho.

Na pesquisa espontânea, quando o entrevistado é quem cita o nome do candidato no qual pretende votar, Douglas Willkys aparece com 22%; seguido de Adriano Alvarenga, com 20%. Renato Martins tem 16%, Carlos Vasconcelos (2%).
Os indecisos somam 28% e responderam que votariam branco ou nulo, 12%.

No cenário estimulado do levantamento, em que o nome dos candidatos é apresentado aos entrevistados, Douglas Willkys tem 24% das intenções de voto; Adriano Alvarenga tem 22%, novamente aparecendo tecnicamente empatados. Em terceiro vem Renato Martins (19%) e, em quarto lugar, Carlos Vasconcelos, com 3%. Os indecisos ainda somam 20% e consequentemente terão peso decisivo no resultado das urnas amanhã, enquanto os que pretendem votar branco ou anular o voto somam 12%.

Todos os cenários apresentados na pesquisa de intenção de voto mostram que tende a se repetir, na extemporânea, a realidade das eleições anteriores no município, com uma pequena diferença entre o primeiro e o segundo colocados.

Registro

A pesquisa foi feita nos dias 20 e 21 de junho, com o registro número 01147/2016 no Tribunal Regional Eleitoral. Foram aplicados 500 questionários. A margem de erro é de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.

Rejeição

Quando perguntados em quem não votariam de forma alguma, 11% dos entrevistados responderam Douglas Willkys; outros 13% citaram Adriano Alvarenga; 12% Renato Martins; 10% Carlos Vasconcelos; e 9% responderam que rejeitam todos. Entretanto, 45% não souberam ou não responderam.

Podem mudar o voto

Entre os entrevistados, 28% responderam que poderiam mudar o voto, o que reforça o quadro de indefinição do resultado do pleito. Outros 58% responderam que não tinham a intenção de mudar a preferência do seu candidato. Não responderam, 14%.

Já publicado:
Indefinição marca o cenário da eleição extemporânea em Timóteo

[linkhttps://www.diariodoaco.com.br/ler_noticia.php?id=59923&t=voto-e-obrigatorio-nas-eleicoes-suplementares-de-24-de-junho|Voto é obrigatório nas eleições suplementares de 24 de junho]


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar