Duas emissoras de Araxá funcionam apenas com uma antena

Segundo os idealizadores, a “solução multiplex” já é bastante utilizada na Europa e gera muita economia; o equipamento foi importado da Itália  

Por: Patrícia Marques

As rádios Cidade de Araxá e Joven Pan, ambas de Araxá, no Alto Paranaíba, funcionam apenas com uma antena. A ideia foi do engenheiro Paulo Azevedo e do gerente executivo da Rádio, Leonardo Drummond que importaram o equipamento da Itália para a execução do projeto. O sistema funciona com duas estações que passam por um combinador, equipamento responsável por transportar os sinais dos dois transmissores até a linha de transmissão, que está conectada a antena. “A principal função deste equipamento é permitir que os sinais sejam somados e entregues à antena de maneira adequada e livres da presença de produtos de intermodulação e emissões espúrias. Isto é alcançado  graças à isolação entre as portas do combinador, que garante a adequada separação entre os equipamentos transmissores”, explica Drummond.

sistema
O sistema importado da Itália já está em funcionamento

Inicialmente, eles tinham a opção de instalar duas antenas em uma única torre. “Isso demandaria um alto investimento na estrutura da torre para suportar o arrasto além de uma antena ficar posicionada bem abaixo da outra e na estrutura das torres fora do tubulão, comprometendo a eficiência sistema. Conversando com nosso engenheiro Paulo Azevedo, nos foi apresentada uma solução multiplex onde começamos os estudos e vimos que na Europa o sistema é bastante utilizado”, salienta Drummond.

Segundo o gerente da rádio, os benefícios do sistema são extensos. “Existem vários benefícios, que vão desde o compartilhamento da infraestrutura, que permite a redução dos custos de instalação e operação das estações; a racionalização do investimento em infraestrutura, pois, permite a utilização de uma mesma torre e site de transmissão, que passam a ser compartilhados pelas emissoras; e o fato de que as estações transmissoras passam a operar em condição ótima, ou seja, no topo da estrutura. O que minimiza a deformação do diagrama de irradiação da antena devido à influência da estrutura metálica da torre”, disse.

Outro fator importante destacado por Drummond é que o sistema é bastante econômico. “Você passa a dividir o investimento para a aquisição de nova área, torre, linha de transmissão, antenas e infraestrutura em geral. Mas é importante ressaltar que o sistema precisa ser dimensionado de forma criteriosa para evitar gastos desnecessários e alcançar os objetivos de cobertura”.

antena

logo-access

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: