Eleição em Ipatinga movimenta partidos

Wôlmer Ezequiel

Eleição suplementar foi marcada para o dia 3 de junho

Começa oficialmente nesta terça-feira (1º de maio) a corrida eleitoral em Ipatinga, com o início do período para a realização das convenções partidárias. Nos bastidores já surgem diversos nomes de possíveis candidatos à eleição extemporânea marcada para o dia 3 de junho. O pleito foi agendado para o último dia do prazo estabelecido pela resolução do Tribunal Superior Eleitoral, devido a preparação para as eleições majoritárias de 7 de outubro. Mesmo assim, o prazo para as articulações é curto e as convenções partidárias começaram a ser agendadas. O período para as convenções se inicia nesta terça-feira (1º) e acaba no sábado (5).

O Partido Comunista Brasileiro (PCB) informou que a convenção será realizada no dia 2 (quarta-feira), e tem como pré-candidato Daniel Cristiano. Daniel disputou as eleições municipais em 2016 e ficou em 3º lugar, com mais de 17 mil votos conquistados nas urnas. No dia 4 (sexta-feira), o Partido Democrático Trabalhista (PDT) definirá a formação da chapa, que deve ser encabeçada por Sávio Tarso. Sávio também foi candidato nas eleições de 2016, mas para vereador. Apesar de ter registrado uma boa quantidade de votos, ele não foi eleito devido a legenda partidária.

Para o dia 5 (sábado) está agendada a convenção do partido Avante, que tem como nome o vereador José Geraldo Andrade. Em breve entrevista ao Diário do Aço, Andrade confirmou a sua participação na eleição extemporânea. “Nós estamos com o nome confirmado para a pré-candidatura e participaremos intensamente deste pleito”, afirma.
O Partido Social Liberal (PSL) deve lançar como candidato, Robertinho Soares. Em 2016, Robertinho disputou a eleição para vereador de Ipatinga, pelo Partido da República (PR). No ano de 2010, ele foi candidato a deputado estadual pelo Partido Trabalhista do Brasil, renomeado para Avante. O Diário do Aço ainda apura o dia da convenção.

Uma das convenções mais esperadas será a do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). A chapa do partido deve ser encabeçada por Nardyello Rocha, prefeito interino de Ipatinga. Nardyello disputou as eleições de 2016 para o 4º mandato de vereador e foi o terceiro mais votado. O partido ainda não definiu o dia da convenção.
O Partido dos Trabalhadores (PT) ainda não definiu o dia da convenção, mas um dos nomes cotados para disputar a eleição é o da vereadora Lene Teixeira. A parlamentar confirmou ao Diário do Aço que está disposta a participar do pleito. “Estou pronta para ser a candidata. Mas a responsabilidade de construir uma candidatura é de todas as lideranças do PT”, pontua Lene.

O Partido Social Cristão (PSC) deve lançar como candidato a prefeito de Ipatinga, o vereador Wanderson Gandra. Dos eleitos, Gandra foi o 13º vereador com mais votos. “Já estávamos fazendo algumas conversas. Nós acreditamos na extemporânea e estamos preparados”, afirma o político. Segundo Gandra, a convenção partidária deve ser realizada entre quarta (2) e sexta-feira (4).

Calendário

Todos os partidos deverão entregar o registro dos candidatos no Cartório Eleitoral até o dia 7 de maio (segunda-feira). No dia 8, os candidatos estão autorizados a iniciarem a propaganda eleitoral de acordo com a Resolução 23.457/2015 do Tribunal Superior Eleitoral.

O Partido Solidariedade também realizará a convenção partidária no sábado (5) para definir o posicionamento referente eleição suplementar ou se, até mesmo, irá lançar um candidato.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar