Eleitor deve estar com título na hora de justificar a ausência

Cícero Henrique

Próximo às seções de votação, colaboradores orientam pessoas que necessitam realizar a justificativa de ausência

Quem vai votar neste domingo (28), não tem obrigação de apresentar o título, basta ter algum documento oficial com foto e saber qual é sua seção de votação. Contudo, o eleitor que precisar justificar o voto deve portar o título expedido pela Justiça Eleitoral.

Em entrevista ao Diário do Aço, o coordenador de área do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), Weberson Cordeiro Pereira, responsável pela Escola Municipal Everson Magalhães Lage, explica que o formulário exige informações contidas no título.

“Temos o formulário impresso disponibilizado nos locais de votação para que sejam feitas as justificativas de ausência. A nossa principal orientação é que o formulário seja preenchido com muita atenção. Além disso, é preciso estar com o título, não temo como fazer a justificativa sem o número do documento. No formulário tem o comprovante que é preenchido parte pelo eleitor e parte pelos mesários e depois entregue ao eleitor”, informa.

Cícero Henrique

Weberson detalha que a procura pela justificativa no 1º turno foi intensa

Weberson ainda destaca em quais situações as pessoas podem justificar o voto neste domingo (28), nos locais de votação. “Somente as pessoas que não votam em Ipatinga que podem fazer este procedimento no município. Caso você vote e esteja em Ipatinga, mas não tem como votar, deverá justificar no Cartório Eleitoral, localizado na avenida Zita de Oliveira, nº. 134, Centro, em um prazo de 60 dias”, explica o coordenador.

Segundo Weberson, no 1º turno das eleições de 2018 teve muita procura para a justificativa de ausência no dia da votação. “Na primeira etapa muitas pessoas que residem em Ipatinga, mas não fizeram a transferência do título de eleitor em tempo hábil para estas eleições vieram justificar. Em sua maioria, são eleitores dos municípios vizinhos, por exemplo Braúnas, Joanésia, Vargem Alegre, Caratinga. Infelizmente, acredito que o índice de justificativa de ausência neste segundo turno também será alto”, avalia Weberson.


Eleitor deve estar com título na hora de justificar a ausência


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar