Empresas de ônibus reduzem horários do transporte público

Wôlmer Ezequiel

Os usuários de ônibus precisam ficar atentos com as mudanças no funcionamento do transporte coletivo a partir desta quinta-feira

A falta de combustível nos postos na região, devido à paralisação dos caminhoneiros, já prejudica o transporte público no Vale do Aço. Com dificuldades em abastecer os ônibus, as empresas estão com os horários de circulação reduzidos para racionar o gasto de combustível.

Conforme o levantamento feito pelo Diário do Aço, a frota da Univale irá circular apenas nos seguintes horários: das 5h às 8h; 13h às 16h; 17h às 18h30 e 21h às 00h. Entre os intervalos dessa programação, não haverá ônibus disponível para a população.

Na prestação de serviço da Saritur em Timóteo e Coronel Fabriciano, os horários das 4h10 às 9h40 e das 16h às 20h serão mantidos normalmente. Já nos demais horários e linhas terão uma redução de 50%. Enquanto na Saritur em Ipatinga, a circulação do transporte público das 4h às 8h e a partir das 17h, não terá modificações, apenas entre 9h às 17h que terá reduções.

Na Viação Presidente, a maioria das linhas foi mantida, com vários horários disponíveis, tendo apenas algumas reduções. Já na Viação Rio Doce, que possui terminais em Ipatinga e Coronel Fabriciano, não teve reduções até o fechamento desta edição.

Tanque
Com a corrida de milhares de motoristas na quarta-feira (23) para encher o tanque, a maioria dos postos de abastecimento do Vale do Aço amanheceu com as pistas fechadas nesta quinta-feira (24). Faltam combustíveis na maioria deles.

Em alguns ainda são encontrados etanol e gasolina. Em outros, têm gasolina aditivada, mas não tem etanol, nem diesel. A situação varia de acordo com a capacidade de estoque de cada estabelecimento comercial.

Na noite de quarta-feira (23), sem combustíveis em seus tanques e como medida emergencial, a empresa concessionária do transporte coletivo foi abastecer em um posto da avenida Cláudio Moura, no Centro de Ipatinga. Uma cena incomum foi vista com os ônibus enfileirados à margem da rodovia, sentido Centro/Vila Ipanema, para fazer o retorno na Cláudio Moura e entrar para o único posto que tinha diesel suficiente para abastecer a frota, que hoje saiu às ruas para transportar trabalhadores.

PMI implanta esquema especial de funcionamento nas secretarias

Em decorrência da falta de combustíveis, devido à greve dos caminhoneiros que já dura cinco dias e atinge todo o Brasil, o prefeito interino de Ipatinga, Nardyello Rocha (MDB) determinou um esquema especial de contingenciamento para gerenciar e amenizar os impactos provocados à população ipatinguense.

Reunido com representantes de todos os setores da administração e das empresas prestadoras de serviços essenciais ao município, o chefe do Executivo determinou que sejam mantidos, em caráter especial de atendimento todos as atividades ligadas ao transporte coletivo, coleta de resíduos sólidos (lixo) e às secretarias de Educação e Saúde.

O transporte de alunos feito pelo município está garantido, bem como o atendimento de ambulâncias e do SAMU 192.

Greve impacta serviços públicos em Fabriciano
Em face da greve dos caminhoneiros, a Prefeitura de Coronel Fabriciano divulgou nota sobre os impactos desse movimento sobre o funcionamento de alguns serviços. Ao mesmo tempo, informou sobre a realização de algumas ações para contornar o problema.

O serviço de Transporte Fora Domicílio (TFD), por exemplo, foi suspenso por falta de combustíveis. Da mesma forma, a segunda etapa de cirurgias de Cataratas está suspensa por falta de medicamentos e uma nova data será agendada.
Por outro lado, o transporte de pacientes na cidade está funcionando de forma restrita e pode parar a qualquer momento por falta de combustível. Já o transporte escolar será paralisado nessa sexta-feira (25). A previsão de retorno é segunda, dia 28, somente se houver combustível para abastecimento.

O serviço de transporte coletivo, sofreu alterações nos horários, com diminuição de linhas e horários desde esta quinta-feira. “A coleta de lixo está garantida até sábado, enquanto tiver combustível”, conclui a nota da Prefeitura de Coronel Fabriciano.

Veja mais:
A feira atacadista do Ipatingão ficou vazia nesta quinta-feira

Abastecimento de gás e produtos já é atingido com a greve dos caminhoneiros


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: