Escolas municipais de Ipatinga superam expectativas do Ideb

Secom/PMI

Foram avaliadas 42 escolas municipais; melhor desempenho foi alcançado pelas escolas de 1º ao 5º ano

As escolas municipais de Ipatinga alcançaram resultados acima da meta projetada na última apuração do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), informa a secretaria de Educação do município. O indicador reúne os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.

As maiores notas individuais obtidas no ano passado foram as da Escola Municipal Gercy Benevenuto, no bairro Taúbas, com 7.6, e Escola Municipal Deolinda Tavares Lamego, no bairro Bethânia, com 6.1. Levando em conta os três últimos anos, a melhor média foi da Escola Municipal Vilma de Faria e Silva, também do bairro Bethânia, com 6.0, ultrapassando a meta estipulada para 2021, que é de 5.5. Em tom festivo, os números foram divulgados pela Secretaria Municipal de Educação (SME) nesta segunda-feira (1º).

O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Foram avaliadas 42 escolas municipais, das quais, 25 atendem alunos na faixa etária de 6 a 10 anos (1º ao 5º ano) e outras 17 onde são matriculados alunos de 11 a 15 anos (6º ao 9º ano).

O melhor desempenho foi alcançado pelo grupo de escolas dos anos iniciais (1º ao 5º ano), onde 24 ficaram acima da média e apenas uma não alcançou a meta. Entre as 17 escolas dos anos finais (6º ao 9º ano), oito delas ficaram acima da média.

Confiança

A secretária de Educação, Eva Sônia Rodrigues Silva, atribui a evolução e a retomada da confiança nos estabelecimentos educacionais do município à adoção de políticas públicas mais acertadas nos últimos anos, além de uma atuação eficiente dos professores e corpo técnico da repartição. “Os alunos têm estado muito motivados a participarem de todas as atividades, dentro e fora das salas de aula”, comentou.

Otimista, ela acredita que, em 2019, os números serão ainda mais positivos, fruto de investimentos significativos e inéditos realizados pela atual gestão. “Temos que parabenizar também o envolvimento dos pais dos alunos, que têm sido parceiros fieis na implementação de nossos projetos voltados para a melhoria da qualidade do ensino”, resume.
O prefeito Nardyello Rocha fez questão de enfatizar que o investimento na educação é prioritário na atual gestão.

“Observando sempre a motivação, qualificação do profissional, além é óbvio, de integração com as famílias dos alunos, buscando sempre o trabalho de excelência”, disse, acrescentando que, para o ano que vem, o governo municipal será ainda mais ousado para colocar Ipatinga no topo dos resultados do Ideb. “Mesmo com o governo estadual retendo os recursos referentes ao do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), garanto que a educação será sempre prioridade”, concluiu.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: