Estudante de Ipatinga vai para curso em Stanford

Wôlmer Ezequiel

Sorridente, Gabriel afirma estar com boas expectativas para o curso

Pela primeira vez, um estudante de Ensino Médio de Ipatinga foi selecionado para participar dos cursos de verão ofertados pela Universidade Stanford, localizada na Califórnia e uma das mais conceituadas instituições de ensino superior dos Estados Unidos. O estudante, Gabriel Christian Faico Resende, de 16 anos, se diz animado com a seleção e busca auxílio para realizar este sonho.

Em entrevista ao Diário do Aço, Gabriel explicou que os cursos são voltados para estudantes de Ensino Médio. “Stanford oferece vários cursos, eu optei pelo de ciências ambientais, por eu ter mais afinidade com a área das ciências biológicas. Consegui uma bolsa de 50%, além do custeio de moradia e alimentação. Mas preciso levantar o dinheiro das passagens e do valor do curso”, salienta Gabriel.

Segundo o estudante, a escolha do seu currículo passou por um processo criterioso, mas ele afirma que valerá à pena. “Eles possuem uma avaliação holística, não levam em consideração apenas as notas. É feita uma análise completa da minha vida estudantil e social, além disso, precisei enviar carta de recomendação dos professores e cartas minhas explicando os meus objetivos e minhas intenções em realizar o curso. Foi difícil, porém estou muito empolgado e acho que será importante para a minha trajetória acadêmica”, informa Gabriel.

Gabriel explica que além de se esforçar para melhorar as notas, ele sempre procurou estar envolvido em projetos extracurriculares, o que pode ter influenciado na sua seleção em Stanford. “Tanto dentro da escola quanto fora, eu procuro exercer meu papel de cidadão. Atuo com ONG de proteção animal, trabalho com um grupo do Greenpeace no Vale do Aço. Creio que cada um tem que usar o que sabe e o que gosta para ajudar o desenvolvimento da sociedade como um todo”, pontua o estudante.

A mãe de Gabriel, Ana Beatriz Faico, destacou que a escolha do filho para a universidade foi uma surpresa. “Nós sempre apoiamos, mas todas as iniciativas foram tomadas por ele. Ficamos surpreendidos e muito contentes que deu certo. A Escola Educação Criativa, onde ele estuda, também foi uma grande incentivadora neste processo”, destaca a mãe.

O grande sonho de Gabriel é poder estudar em uma instituição americana e ele já se prepara para este desafio. “Com a participação no curso, estarei ainda mais perto de realizar este sonho. Quem sabe, até mesmo em Stanford. Irei me dedicar ainda mais”, afirma.

O estudante realiza a campanha virtual para arrecadação de verba para custear o curso e as passagens. Para ajudar Gabriel acesse o site www.vakinha.com.br/vaquinha/christian-em-stanford.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar