Fabriciano capacita profissionais da saúde sobre tratamento de sífilis

Divulgação

A palestra foi realizada pelo médico infectologista Márcio Rodrigues de Castro

A Secretaria de Saúde de Coronel Fabriciano realizou uma capacitação sobre o tratamento da sífilis. Durante o encontro realizado no auditório da Superintendência Regional de Saúde (SRE), enfermeiros, técnicos e médicos, debateram e foram instruídos sobre o tratamento, diagnóstico e acompanhamento de pacientes com a doença. A palestra foi realizada pelo médico infectologista Márcio Rodrigues de Castro.

Segundo o médico responsável técnico da Atenção Básica, Cayo Nêdes, a ação faz parte do Programa Municipal de Saúde que descentralizou os testes rápidos para “ISTs” (Infecções Sexualmente Transmissíveis) HIV, sífilis e hepatites virais que desde fevereiro estão disponíveis em 8 unidades básicas de saúde. “Como nós descentralizamos o teste rápido pra levar o diagnóstico, nós tivemos a necessidade de capacitar os profissionais que atuam nas unidades de saúde para realizarem o tratamento de acordo com a classificação do paciente e o que preconiza o Ministério da Saúde. O objetivo é fornecer o tratamento e o acompanhamento do paciente”, explicou.

A sífilis é uma infecção bacteriana exclusiva do ser humano, que tem cura e tratamento garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, entre 2013 e 2017 o número de casos da doença cresceu nas formas adquirida, congênita e de gestantes e recém-nascidos. No município foram registrados 318 casos da doença nesse período. Para o infectologista, Márcio Castro, é fundamental sensibilizar a população sobre o diagnóstico precoce para controlar o crescimento da doença. “O sexo seguro com o uso da camisinha continua sendo a melhor forma de prevenção. A sífilis tem 100% de cura, mas é preciso alertar que a partir do momento que a doença for diagnosticada é preciso que o paciente realize o tratamento adequadamente para erradicar a infecção que é feita por meio de doses de injeções de Benzetacil”, alerta.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar