Fabriciano promove recadastramento de pacientes do Programa Hiperdia

Divulgação

As UBS’s do Morro do Carmo, Centro, Caladão e Caladinho de Cima iniciaram à capacitação dos profissionais

A Secretaria de Governança da Saúde de Coronel Fabriciano promove no início do mês de julho o recadastramento do Hiperdia, programa criado pelo Ministério da Saúde que visa cadastrar e acompanhar pacientes hipertensos e diabéticos atendidos na rede ambulatorial do Sistema Único de Saúde (SUS). O Hiperdia garante benefícios como medicamentos e consultas.

No final do mês de junho, um novo protocolo municipal será implantado e terá como principal objetivo acompanhar e orientar os usuários sobre a solicitação de exames laboratoriais, frequência das consultas médicas e de enfermagem, acompanhar as medidas antropométricas dos pacientes, além de fazer a classificação de risco. Atualmente, Fabriciano possui cerca de 15 a 17 mil hipertensos e diabéticos, e com o recadastramento, esses números serão atualizados.

Nesta quinta-feira, 21, as Unidades Básicas de Saúde (UBS’S) do Morro do Carmo, Centro, Caladão e Caladinho de Cima iniciaram a capacitação para implantar o protocolo e reorganizar o grupo operativo, depois outras UBS’s serão direcionadas para fazer o treinamento. Os profissionais capacitados serão os agentes comunitários de saúde, médicos das Equipes de Saúde da Família (ESF’s), juntamente com os enfermeiros de referência e técnicos em enfermagem.

Recadastramento

Para fazer o recadastramento o paciente deve procurar a UBS mais próxima de casa e ter em mãos o Cartão do Hiperdia, o Cartão do SUS e apresentar um documento com foto. Caso o usuário tenha duvidas, basta procurar também o agente comunitário de saúde referente ao seu bairro.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: