Falta de sinalização no trânsito de Ipatinga gera reclamações entre usuários das vias

Wôlmer Ezequiel

Pedestres precisam atravessar a rua em faixas de sinalizações que estão parcialmente apagadas

Para quem utiliza o trânsito diariamente, a sinalização horizontal e vertical é essencial para a circulação segura de pedestres, ciclistas e motoristas nas ruas e avenidas. No entanto, em vários pontos do município de Ipatinga, pinturas de parada obrigatória ou faixas de pedestre não existem mais, apagaram-se com o tempo e confundem condutores e pedestres, aumentando o risco de acidentes.

A equipe do Diário do Aço foi às ruas ouvir as reclamações dos usuários das vias públicas, que exigem melhorias o mais rápido possível. Os pedidos vão além da necessidade de tampar os buracos abertos pela chuva no início desse mês. A administração municipal de Ipatinga confirma que já tem o planejamento para a revitalização da sinalização na cidade, depois da operação tapa-buracos.

Para o mototaxista Aguinaldo José da Silva, a prefeitura tem que restaurar a pintura de paradas obrigatórias e faixas de pedestres em boa parte da cidade. “A pintura de sinalização está péssima, além de faltar placas para tudo, de parada obrigatória a estacionamento para mototaxistas. Então, tem que recuperar a sinalização na cidade para evitar confusão e melhorar a segurança do tráfego para todos”, reclama.

Aguinaldo José ressalta que também faltam placas de sinalização na cidade

Já o taxista Ildeglaudson Brasil Gouveia, observa que a sinalização na cidade não recebe uma manutenção como deveria, há um bom tempo. “Está muito abandonada, as pinturas em faixas de pedestre, parada obrigatória ou em quebra-molas estão apagadas. Tudo isso atrapalha a vida das pessoas e até o nosso serviço, além de contribuir para a ocorrência de acidentes”, destaca.

Pedestres
Para o pedestre Orlando Adorni, é preciso melhorar rapidamente a sinalização na cidade, porque a situação piora a cada dia que passa. “Quase sempre eu fico confuso para atravessar a rua, porque não tenho certeza se realmente existe a faixa de pedestre no local ou não, aí acaba que tenho que passar correndo, porque os carros não param. Então está muito perigoso do jeito está”, alerta.

Sinalizações de parada obrigatória também estão apagadas

Já a dona de casa Ana Maria Rosa, reclamou da dificuldade que os idosos têm ao atravessar a rua. Eles não conseguem mais correr e também não encontram uma sinalização adequada para se valer do direito de atravessar com segurança. “Não temos a faixa de pedestre para atravessar, para mim, que tenho 61 anos, acho complicado para passar correndo, agora imagina o tanto que é perigoso para quem é mais idoso ainda”, ressalta.

Manutenção
Procurada pelo Diário do Aço, a Prefeitura de Ipatinga confirmou que, devido à falta de manutenção da pintura viária por longos períodos, há, de fato, diversos logradouros públicos do município onde a sinalização é ineficaz. “Em face dessa realidade, a partir do mês de março/2018 a Prefeitura de Ipatinga tem a perspectiva de colocar em campo uma força-tarefa para revitalização de toda a sinalização viária do município, sendo que o projeto, em sua primeira etapa, priorizará os locais onde se verifica grande fluxo de pedestres, unidades de saúde e unidades de ensino”, conclui a nota.

Ildeglaudson Brasil alerta que a sinalização apagada contribui para ocorrência de acidentes no trânsito

Ana Maria explica a dificuldade enfrentada pelos idosos na travessia de ruas quando não existe faixa de pedestre


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar