FEBRE AMARELA: Pessoas que vivem no Brasil precisam ser vacinadas antes do verão

O verão está próximo. E é justamente nesse período que as chances de transmissão da Febre Amarela aumentam – principalmente em áreas populosas como é o caso de São Paulo, Rio de Janeiro que registraram casos no ano passado. Mesmo assim, tanto nestes estados quanto no restante do país a procura pela vacina está baixa. A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde alerta para que a população procure pela vacina o quanto antes , principalmente as pessoas que vivem na região Sudeste.

“Nós precisamos fazer essa vacinação preventiva. Garantir que todos os municípios, principalmente de São Paulo e Rio de Janeiro onde aconteceram muitos casos no ano passado, cheguem no mês de dezembro e janeiro com altas coberturas vacinais”.

Ainda de acordo com a coordenadora Carla Domingues, é necessário que as pessoas aproveitem os meses de novembro e dezembro para ir aos postos de vacinação . Isso porque, os estudos apontam uma maior chance de circulação do vírus entre dezembro e maio. Carla Domingues ressalta também que os riscos de transmissão envolvem toda a população desde criança a idosos

“Ela é recomendada a partir dos nove meses de idade até 59 anos. Mas as pessoas acima de 60 anos podem ser vacinadas desde que não haja nenhuma contraindicação. Nós precisamos garantir que toda essa população seja vacinada porque só dessa forma você tem a garantia de proteção. Não adianta vacinar um grupo e não vacinar o outro porque é uma doença transmitida pelo mosquito e ele pode picar qualquer pessoa”.

A vacina de Febre Amarela fica disponível durante todo o ano. Vale ressaltar que todos os que já tomaram uma dose da vacina já estão imunizados. Saiba mais sobre a doença em saúde.gov.br/febreamarela .

*As informações são da Agência do Rádio.
G.J

Anexos para downloads:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: