Fiéis dedicam tempo e carinho nos preparativos do Corpus Christ

Enviada por leitor

Rua Caetés, bairro Iguaçu, em Ipatinga, agora cedo

Moradores de vários bairros aproveitam o feriado religioso de Corpus Christi para ornamentar as ruas que receberão hoje a procissão da celebração religiosa.

Uma das ruas já parcialmente interditadas com a ornamentação em Ipatinga é a Caetés, no bairro Iguaçu. Os organizadores pedem a compreensão dos motoristas – que ao depararem com uma rua enfeitada – procurem vias alternativas e evitem danificar os enfeites da celebração, instalados de forma voluntária pelas pessoas, que dedicam tempo e carinho.

Tradição

Utilizando-se de diversos tipos de materiais, como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, flores e folhas, as pessoas montam, com arte, um grande tapete pelas ruas, com dizeres e figuras relativas ao assunto. Sobre esse tapete passa a procissão, seguida pelas pessoas que participam com fervor.

A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu na Idade Média e consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. Quarenta dias depois do Domingo de Páscoa é a quinta-feira da Ascensão do Senhor. Dez dias depois temos o Domingo de Pentecostes. O domingo seguinte é o da Santíssima Trindade, e na quinta-feira é a celebração do Corpus Christi.
É uma das mais tradicionais celebrações religiosas do Brasil e é realizada no país desde a chegada dos portugueses.

MAIS FOTOS
Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: