Fim da safra da cana-de-açúcar provoca aumento do etanol também no Vale do Aço

Arquivo DA

Etanol apresentou aumento nas refinarias desde o início de outubro

Nas últimas duas semanas o consumidor percebeu o aumento do preço do etanol nos postos de combustíveis do Vale do Aço. Na primeira semana de outubro, o biocombustível subiu 4,93%, depois 3,16% e na semana passada teve uma leve queda de -0,97%, de acordo com dados Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Universidade de São Paulo (USP).

O empresário do setor de abastecimento de combustíveis, Gustavo de Souza, explica em entrevista ao Diário do Aço que o aumento do etanol é comum nesta época do ano. “Estamos no período de fim de safra. Então, historicamente é comum que o etanol tenha o valor acrescido. Mesmo assim, o derivado da cana-de-açúcar continua com o preço competitivo”, afirma Gustavo.

No Vale do Aço, o preço médio do etanol está em R$3,242, já o da gasolina é de 5,145. Isto significa que o etanol custa, em média, 63% do preço cobrado para a gasolina. Especialistas avaliam o etanol (por queimar mais que a gasolina) é considerado competitivo quando o comparativo de valores fica em até 70%.

Gasolina

Já em relação à alta no preço da gasolina, um problema diplomático tem causado variações no preço. Gustavo de Souza explica que, mesmo com a queda no valor do dólar, a morte do jornalista saudita Jamal Khashoggi, dentro do Consulado da Arábia Saudita, em Instambul na Turquia, gerou oscilação nos preços do petróleo, destaca Gustavo.

Apesar do aumento nas refinarias, Gustavo salientou que o valor não chegou a ser repassado para os consumidores finais. Outro ponto que pode influenciar no valor da gasolina é o aumento do etanol anidro, que subiu 3,17% na semana passada, de acordo com o Cepea. Este combustível é utilizado na mistura da gasolina que é distribuída aos postos. A Petrobras anunciou também que haverá redução de 2% no valor da gasolina, válida a partir de sábado (27).


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: