Governo de Minas Gerais reforça campanha de cadastramento para o Benefício de Prestação Continuada

Governo de Minas Gerais reforça campanha de cadastramento para o Benefício de Prestação Continuada, o BPC. Têm direito ao benefício pessoas com deficiência e idosos com 65 anos ou mais que tenham renda familiar per capita de até um quarto do salário mínimo. Dona Maria Camilo, de 79 anos, é beneficiária e é com esta renda que ela sustenta a família:

 “Pago água, pago luz, e alimentação, né?”

Os beneficiários devem fazer o cadastro no CadÚnico até o dia 31 de dezembro. Mesmo quem já é cadastrado precisa atualizar as informações. Dona Maria soube que precisava se recadastrar no Cras – Centro de Referência de Assistência Social – e resolveu garantir logo o benefício:

“Ela me avisou, eu peguei o papel na mão dela e fui rápido lá, no outro dia fui lá e fui atendida rápido. Eu achei que era só no banco, por a mão lá, e cadastrar no banco, mas ela falou comigo, não, então eu vou, né, correr atrás, ficar sem dinheiro não é fácil não…”

Em Minas Gerais, cerca de 190 mil idosos e 260 mil pessoas com deficiência recebem o BPC. Um terço desse total ainda não se recadastrou. A coordenadora do Cras Senhor dos Passos, de Belo Horizonte, Taiane Faustino, conta que a equipe trabalhou em conjunto com os agentes comunitários de saúde:

“E eles, por conhecerem o território, souberam identificar pra nós algumas famílias que o idoso que morava sozinho não teria condições físicas de ir até a regional atualizar o cadastro. Então, eles apontaram pra gente essa necessidade, a gente informou a regional onde faz o cadastro e solicitamos que a equipe fosse até o domicílio desse idoso realizar o cadastro.”

 Para alcançar o maior número possível de beneficiários do BPC, a Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Sedese, lançou a campanha “Cadastrar para Incluir”. A Subsecretária de Assistência Social Simone Albuquerque convida para os mutirões que serão realizados em todos os municípios mineiros nesta semana e também no período de 21 a 25 de maio:

“Quem não estiver no Cadastro Único vai perder sumariamente o BPC a partir de 31 de dezembro de 2018. Então, eu queria chamar todos os usuários do BPC, todos os deficientes, idosos, as entidades que atendem pessoas com deficiência, também os hospitais de reabilitação, todos os profissionais, vamos fazer um grande esforço para que em Minas Gerais a gente tenha 100 por cento dos beneficiários no Cadastro Único.”

Para mais informações, ligue para 031 – 3916-8010 ou escreva para o email [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar