Governo de Minas Gerais ultrapassa a entrega de 3 mil títulos de propriedades rurais

Aos 80 anos, Dona Ana Lima, quilombola do município de Tabuleiro, comemora o título de posse das terras herdadas do avô:

Eles foram lá em casa, e mediram meu terreno, que era do meu avô, mas tinha transferido pra mim, pra nós, né, aí tá separado o pedacinho nosso e tá marcado lá.

Dona Ana foi uma das beneficiárias do programa de regularização fundiária rural da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário – Seda.O Subsecretário de Acesso à Terra e Regularização Fundiária, Geraldo Abreu, diz que o Governo de Minas Gerais quer normalizar a situação do maior número possível de posseiros:

Com a retomada do programa de regularização fundiária, em 2015, o programa, que já estava parado desde 2011, nós assumimos alguns desafios, que era retomar a regularização, e atingir o maior número possível de agricultores familiares titulados, ou seja, com a posse definitiva da sua propriedade. Atingir 3200 títulos emitidos até aqui foi uma meta importante, até o final do ano, a expectativa é de entregarmos 5 mil títulos, pra que ele seja definitivamente dono da sua propriedade.

O programa mineiro de regularização fundiária rural é referência em todo o país. O processo de obtenção do título da terradura, em média, de seis meses a um ano e não custa um centavo sequer ao produtor. Para a agricultora Faustina Oliveira, isso foi um alívio enorme. Por isso, durante a cerimônia de entrega de títulos em Conceição do Mato Dentro, no Território Metropolitano, ela pediu a palavra:

Eu mexi com documento, vi o trabalho, burocracia, dinheiro, é muito que a gente tem que gastar pra registrar um documento. Então, quero agradecer em nome de todos aqui, que tiveram o privilégio de receber esse documento, porque foi muito benefício, quem já mexeu com documento aqui sabe.

O programa é realizado em parceria com a Emater, com a Federação dos Trabalhadores Rurais de Minas Gerais, com prefeituras, câmaras municipais, cartórios, Ministério Público Estadual, entre outros órgãos. Para mais informações, ligue para o DDD 31 – 3915-9732

Anexos para downloads:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: