Governo nomeia dirigentes de órgãos culturais de Minas Gerais

Ex-diretor da TV Globo Minas Marcelo Matte assumiu o cargo de Secretário de Estado de Cultura e de Turismo


Os gestores da cultura de Minas Gerias foram empossados pelo vice-governador do estado, Paulo Brant, na noite da última quinta-feira (4), no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Na solenidade, familiares dos empossados, autoridades políticas e artistas estiveram presentes.

Na ocasião, foram empossados os dirigentes da Fundação Clóvis Salgado; Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA); Fundação de Artes de Ouro Preto; e a Empresa Mineira de Comunicação, que inclui a Rede Minas e a Rádio Inconfidência.

De acordo com Paulo Brant, a escolha dos gestores da cultura foi feita analisando a idoneidade e a competência dos escolhidos. Paulo ainda ressaltou a importância da cultura para o estado. “A cultura para mim é fundamental. Ela tem que permear todas as políticas públicas porque a gente tem que transformar o estado a partir dos nossos valores culturais”.

Sobre as especulações de extinção da Rádio Inconfidência e da TV Minas, Marcelo Matte, novo Secretário de Estado de Cultura e de Turismo, declarou que não pretende acabar com nenhum dos meios culturais do estado. “É nosso compromisso pessoal. Um compromisso meu e do vice-governador, Paulo Brant. Nós não pretendemos extinguir a Rádio Inconfidência, a Rede Minas, ou qualquer outro equipamento cultural do estado”.

Kiko Ferreira, novo diretor da Rede Minas, explicou que pretende aumentar os trabalhos da emissora, junto a outras TVs do interior de Minas Gerais. “A parceria com as emissoras do interior sempre foi fundamental para a Rede Minas. E a nossa ideia é construir um projeto juntos. Queremos uma programação e uma direção horizontal, para que todos os auxiliadores apareçam de maneira igualitária para a criação deste projeto”, comenta.

Parceria com emissoras filiadas à Amirt

Tarcísio Diamantino é diretor executivo da Rádio 93 de Pedro Leopoldo

Durante a cerimônia, o diretor regional da Amirt, na região Metropolitana de Belo Horizonte, Tarcísio Diamantino, esteve presente representando a entidade, em nome das mais de 400 emissoras filiadas, e comentou sobre a importância de parcerias entre os órgãos culturais e as emissoras da Amirt. “A nomeação dos representantes é importante para nós, pois trata de assuntos como o patrimônio histórico do estado, a identidade da nossa população e isso é divulgado por nós, através das nossas rádios, já que é um tema ligado diretamente com tudo aquilo que a gente divulga.”

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar