Grupo Amor Azul busca apoio para atender pessoas com transtorno de espectro autista

Divulgação

Grupo pretende montar em Timóteo uma estrutura com profissionais da rede para atender os autistas

Representantes do Grupo Amor Azul de Pais e Amigos das Pessoas com Transtorno de Espectro Autista de Timóteo se reuniram, na tarde desta terça-feira (28), com o prefeito Douglas Willkys, e com os secretários de Saúde, Eduardo Morais, e de Governo, Jair Eduardo Ribeiro, para apresentar algumas demandas.

A entidade estava representada por Wellington Teixeira Andrade, Elizabeth Almeida Arruda, e pela assistente social Rosana Carvalho. Wellington explicou, que entre os objetivos do grupo, estão a integração dos pais, a divulgação das ações e cobrança pela efetividade das políticas públicas previstas em lei.

Atualmente, 115 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos que possuem o transtorno, fazem parte da entidade, mas esse número pode ser ainda maior. Segundo Rosana Carvalho, dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam para o aumento de casos de transtorno de espectro autista a cada ano.

A reivindicação do Grupo Amor Azul é montar em Timóteo uma estrutura com profissionais da rede para atender os autistas. Inicialmente, a demanda seria por uma sala de integração sensorial com um terapeuta ocupacional. Depois a ideia é a de buscar incentivos do Ministério da Saúde para a implantação de um Centro Especializado em Reabilitação (CER) que é um ponto de atenção ambulatorial especializado em reabilitação com uma equipe multiprofissional.

Douglas lembrou das dificuldades financeiras do município, especialmente na contratação de profissionais, mas colocou a estrutura da prefeitura à disposição da entidade. O secretário de Saúde, Eduardo Morais, endossou as palavras do prefeito e aproveitou para parabenizar o empenho da entidade. “Sou servidor de carreira da saúde e sei da importância de acolher essas crianças e adolescentes”, reforçou Eduardo.

Ao mesmo tempo, ele se prontificou a iniciar levantamentos e estudos técnicos junto com a terapeuta ocupacional e com o Grupo Amor Azul, a fim de viabilizar a demanda.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: