Grupo In-Cena de Teatro comemora 10 anos com a VI Edição do FESTTO

Por: Secretaria de Estado da Cultura

O Instituto Cultural In-Cena realiza, no período de 12 a 18 de junho, a VI Edição do Festival Nacional de Teatro de Teófilo Otoni – FESTTO. Esse Festival nasceu no ano de 2012, em comemoração aos 5 anos de fundação do Grupo In-Cena de Teatro, primeiro Grupo de Teatro a se profissionalizar no Vale do Mucuri. Em 2017, em sua VI Edição, o FESTTO comemora os 10 anos de existência do Grupo In-Cena, assim como o trabalho social, educativo, formativo e cultural que vem sendo realizado pelo Instituto Cultural In-Cena nesse período, abrangendo a mesorregião do Vale do Mucuri e adjacências. O FESTTO é a culminância do trabalho realizado ao longo desses 10 anos pelo Grupo e pelo Instituto. Trata-se de um Festival cuja sede é o município de Teófilo Otoni, que contempla ações de interiorização a outros municípios da região, neste ano, levando teatro e formação para os municípios de Santa Helena de Minas e Distrito de Bom Jesus da Vitória, Pavão, Poté e Itambacuri. Em seis anos de existência, o FESTTO se constitui como um dos mais importantes instrumentos de promoção do acesso, fruição e formação cultural na região, abrangendo, além do teatro, a música, a dança, a literatura e o cinema.

Da grade de programação do Festival destaca-se a estreia do Espetáculo “Às Margens”, do Grupo In-Cena de Teatro, montagem que celebra os 10 anos do Grupo. Com supervisão artística de Sidnei Cruz – diretor teatral e idealizador do projeto Palco Giratório |Sesc, e direção de André Luiz Dias, o espetáculo aborda os povos e comunidades tradicionais quilombolas e indígenas e fala de um Brasil de gente plural, cuja voz do povo, cravado entre as montanhas das gerais, ganha som, cor e força para gritar (e silenciar) em tempos tão sombrios.

Em 07 dias de Festival serão realizadas 17 sessões de Espetáculos Teatrais, com apresentação de 12 espetáculos, além de 03 shows musicais, intervenções/performances, 08 oficinas de formação e 02 rodas de conversa – dentre as quais uma sobre políticas públicas culturais e financiamento público da cultura, cujos grupos e artistas são oriundos de Teófilo Otoni/MG, Ipatinga/MG, Belo Horizonte/MG, Sete Lagoas/MG, São Paulo/SP, Seropédica/RJ, João Pessoa/PB, Itarantim/BA. O FESTTO é uma realização do Instituto Cultural In-Cena e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, Sesc Minas Gerais, do Fundo Estadual de Cultura e da Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais.

Serviço:

Assessoria de imprensa: Instituto Cultural In-Cena

Vanessa Juliana da Silva

Contato: [email protected]

www.incenablog.wordpress.com

www.facebook.com/festto/

[email protected]

(33)35225847

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: