Hercílio Diniz registra candidatura a deputado federal e fala sobre necessidade de maior representatividade da região

Divulgação

O empresário Hercílio Diniz é candidato a deputado federal pelo MDB

A decisão do empresário Hercílio Coelho Diniz de colocar seu nome à disposição para a candidatura a Deputado Federal, pelo MDB, não chegou a surpreender quem conhece sua história de vida. Não que essa tenha sido uma decisão fácil. Dedicado à família e ao trabalho desde muito jovem, Hercílio começou aos 14 anos, ao lado do avô e do pai na mercearia da família. A partir de 1992, junto a cinco de seus oito irmãos e sempre com a participação do pai, ele abriu o primeiro supermercado Coelho Diniz. Hoje, são 15 lojas em seis cidades dos vales do Rio Doce, Mucuri e Aço, onde o grupo está presente desde 2013, com lojas em Ipatinga e Coronel Fabriciano e uma terceira unidade – que será a maior do grupo – em construção. Juntas, elas respondem pela geração de quase 1.000 postos de trabalho só no vale do Aço. Em toda a rede, são cerca de 3.500 empregos diretos e mais de 10 mil indiretos.

Paralelamente às atividades empresariais, Hercílio se envolveu em causas sociais e comunitárias, como campanhas contra a fome e em prol de entidades filantrópicas que cuidam das populações mais desassistidas. A política também sempre esteve presente. Defensor da necessidade de maior representatividade da região nas esferas estadual e federal como fator essencial para promoção do desenvolvimento, ele sempre se fez presente nas discussões e projetos que envolvessem a região de atuação de seus empreendimentos.

Quando “convocado” a colocar seu nome como representante da região na condição de candidato a deputado federal, afirma que precisou convencer primeiramente a si mesmo. Em seguida, conforme afirma em entrevista ao Diário do Aço “falaram mais alto a responsabilidade para com a comunidade e a possibilidade de trabalhar de maneira mais efetiva pela geração de empregos, pela qualidade dos serviços públicos – especialmente a saúde e a educação – trazendo para o Leste de Minas os recursos e oportunidades que hoje faltam à sua população”, pontua.
Nesta entrevista, ele fala um pouco mais sobre os motivos que o levaram à vida pública e suas perspectivas diante do cenário político atual.

Diário do Aço: Que motivos levam um empresário bem-sucedido e empreendedor reconhecido no meio comercial a enfrentar os desafios da política?

Hercílio Diniz: Como cidadão, e até mesmo como comerciante, eu sempre fui bastante crítico em relação ao cenário político da nossa região, especialmente quanto à nossa falta de prestígio e representatividade. Então, eu acredito que quem tem uma opinião crítica, também tem que estar disposto a fazer algo de construtivo. Criticar apenas por criticar não leva a nada, é preciso se colocar à disposição para trabalhar em prol das mudanças que queremos ver.

Também percebo que, de maneira particular, esse é o momento mais propício da minha vida para me dedicar a um desafio desse porte. Nossa empresa está sólida, financeiramente saudável, estamos executando um bem planejado e grande projeto de expansão, e depois de 40 anos de trabalho, me sinto disposto e preparado, mesmo já tendo sentido que a atividade política exige muita dedicação e até um certo sacrifício pessoal.

E eu só tenho como dar esse sim à vida pública porque, graças a Deus, posso contar com o apoio incondicional da minha família, tanto no trabalho quanto na vida pessoal. Posso contar com meus irmãos para suprirem minhas ausências na empresa, e com minha esposa Maria Luiza, e meus filhos Hercílio Neto, Vinícius e José Lucas, que têm generosamente compreendido que fazem parte do ônus desse novo desafio que temos pela frente.

DA: Como “candidato de primeira viagem”, para que tipo de mudanças o senhor acredita que possa contribuir?
Hercílio: Mesmo não tendo ainda experiência legislativa, eu já entendi que, assim como na vida, ninguém faz nada sozinho. E nenhuma mudança acontece da noite para o dia. Então é preciso muito diálogo e muito trabalho. É preciso estar presente na construção dos projetos que vão garantir não apenas os recursos, mas as melhores condições para quem quer investir, crescer, gerar emprego, produzir riqueza.

Também é preciso estar atento ao papel fiscalizador do Legislativo, para garantir que os investimentos públicos sejam feitos com responsabilidade e sem desperdício, para que os serviços, principalmente de educação e saúde, tenham mais qualidade. Não é possível se gastar tanto e ainda termos atendimentos ruins, falta de medicamentos, falta de condições de trabalho para os profissionais e até falta de recursos para pagamento desses profissionais. Por isso, é preciso ser firme nas boas práticas políticas, levar a força e a dignidade do cidadão comum, trabalhador, para dentro do congresso nacional.
DA: Qual deve ser, na sua opinião, a postura de um bom deputado?

Hercílio: A mesma que eu acredito que deva ser a postura de um bom cidadão: trabalhar com honestidade, agir com coerência e transparência, e atuar sempre em favor das causas; nunca contra um objetivo. É assim que eu conduzo minha vida pessoal e profissional, e na política não há porque ser diferente.
DA: Nesse cenário político tão conturbado que vivemos, que motivos fazem valer a pena buscar a vida pública e se candidatar e digamos “se expor”?

Hercílio: Esta é uma pergunta que eu já me fiz algumas vezes. Cada vez que eu participo de uma reunião de lideranças, que eu tenho a oportunidade de estar com nossos colaboradores, que eu viajo pelas cidades da região, conversando com as pessoas que, como nós, vêm buscando essa renovação, esse clamor por pessoas sem vícios, que colocam o interesse coletivo acima das vaidades e de desejo de poder, esses motivos vão ficando mais significativos. Sei que tenho um grande desafio pela frente, de muito aprendizado, certamente de muitos obstáculos, mas com muitas possibilidades de êxito.

DA: Para encerrar, qual a sua relação com o Vale do Aço? Como o Hercílio Diniz se coloca na nossa região?
Hercílio: Em primeiro lugar, eu só posso me colocar num lugar de muita gratidão e respeito. Nossa empresa está na região desde 2013 e a sensação que eu tenho é que sempre estivemos aqui, tamanha foi a receptividade que tivemos da população. Tanto é que estamos construindo, em Ipatinga, esta que vai ser a maior de todas as nossas lojas.

Estar presente aqui todos os dias através da nossa empresa e poder contribuir com a região é uma satisfação enorme e uma oportunidade de conhecer os anseios e necessidades desta comunidade que nos recebeu também. De forma que, nesta caminhada política, eu jamais poderia deixar o Vale do Aço de fora das nossas prioridades de ação. Deus nos abençoando nessa jornada, terei muita honra e orgulho de representá-lo em Brasília, podendo desta forma retribuir a esta comunidade o muito que dela já recebemos.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: