HJMM abre inscrições para candidatos a doação de sangue

Divulgação

O Hemocentro Regional de Governador Valadares atende a uma rede com 63 hospitais

Entre os dias 1° e 5 de outubro, o Hospital Dr. José Maria Morais (HJMM), localizado em Coronel Fabriciano, realizará o primeiro cadastro para encaminhar pessoas que desejam doar sangue ao Hemocentro Regional de Governador Valadares. A viagem será de ônibus, sem custo para os doadores. A iniciativa visa alimentar o banco de sangue do Hemocentro, que por sua vez, abastece o HJMM e outros hospitais da região que precisam constantemente de sangue para os mais diversos procedimentos. Vale lembrar que qualquer tipo de sangue é bem-vindo.

O hospital encaminhará 20 candidatos à doação e também disponibilizará a alimentação para os doadores. A primeira doação está programada para o dia 17 de outubro (quarta-feira). Para se inscrever, o voluntário deve procurar o Departamento de Serviço Social do HJMM, entre 9h e 14h, munido de documentos de identificação. A legislação trabalhista garante um abono, a cada 12 meses, em caso de doação de sangue voluntária comprovada pelo trabalhador.

A Assistente Social do HJMM, Daniela Pinho, conta que este é um projeto piloto, mas o serviço de encaminhamento de candidatos à doação deve continuar. “Em outubro faremos uma experiência, mas a doação não será só este mês. A partir de agora, todos os meses levaremos pessoas daqui para doar sangue. O objetivo é conseguir um meio de transporte maior para levarmos mais doadores”, afirma.

Além de cirurgias de emergência, o HJMM também realiza cerca de 70 cirurgias eletivas por mês, o que consome uma grande quantidade de sangue. São utilizadas, em média, cerca de 60 bolsas de sangue mensalmente.

Entre os critérios para doar sangue, a pessoa precisa ter entre 16 e 69 anos. Dos 16 aos 17 anos o doador precisa estar acompanhado dos pais ou responsáveis legais, não ter histórico de Hepatite após os 11 anos de idade; pesar acima de 50 quilos, e não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses. Mulheres podem doar de três em três meses, já os homens podem doar de dois em dois meses.

Hemocentro

O Hemocentro Regional de Governador Valadares atende doadores de sangue e pacientes de toda a região e, também, de 63 hospitais contratantes nas modalidades de Assistências Hemoterápicas e Agências Transfusionais, suprindo as demandas locais e alcançando uma população de quase três milhões de habitantes. Recebe uma média de 49 doadores de sangue/dia – e cerca de mil/mês. Mais informações no Hospital José Maria Morais ou pelos telefones 3841-5488 ou 3841-5460.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar