HMC convoca doadores de sangue para reforçar estoques

Divulgação

Para doar basta comparecer à Unidade I do HMC, no bairro das Águas, de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e das 15h às 18h20

Todos os anos, nas últimas semanas que antecedem as festas de fim de ano, o número de doações de sangue no Hospital Márcio Cunha (HMC) cai bastante. Esse fator, aliado aos feriados e recessos do mês de novembro, contribui para os baixos estoques no setor de Hemoterapia do hospital e a preocupação dos médicos com o atendimento aos pacientes que necessitarem de transfusões periodicamente.

Na atual situação, o banco de sangue do HMC que depende diretamente do apoio da população, tem sofrido o impacto direto. “No fim do ano ocorre uma maior necessidade de transfusões e uma menor demanda de doadores. Com o estoque do hospital vulnerável, há o risco de desabastecimento, principalmente de plaquetas, material essencial para pacientes que possuem alguma doença que dificulta a coagulação, como os pacientes com câncer”, explicou a médica hematologista e responsável técnica pela Hemoterapia, Elisa Helena Gomes.

Como doar

Para continuar doando sangue ou para se tornar um novo doador, é preciso fazer agendamento pelo telefone (31) 3829-9600 ou comparecer na Hemoterapia da Unidade I do HMC (no bairro das Águas) e retirar a senha no guichê 16. O setor funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e das 15h às 18h20. Lembrando que, no feriado da Proclamação da República (15), a Hemoterapia não funciona, retornando com os atendimentos na sexta-feira (16).

Segundo as recomendações do Ministério da Saúde e da Anvisa, são critérios para doação: estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 69 anos ou idade de 16 a 17 anos com o consentimento formal dos responsáveis legais, pesar mais de 52 kg e ter comportamento sexual seguro. Doar sangue é um gesto de solidariedade e ajuda a salvar vidas. Participe ou incentive um amigo a realizar esta prática.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar