Indústria 4.0 é opção para pequenas e médias empresas mineiras otimizarem seus processos produtivos

Em Minas Gerais, a implantação da Indústria 4.0, também conhecida como quarta revolução industrial, está acontecendo gradualmente. Segundo o Gerente de Educação para a Indústria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Minas Gerais, Ricardo Aloysio, o desafio do órgão é propagar a ideia da Indústria 4.0 nas pequenas e médias empresas. Segundo ele, os métodos podem ser implantados nesse tipo de organização de acordo com sua realidade.

“As pequenas e as médias (empresas) têm ainda um processo muito manual e industrializado. A maioria delas, independentemente do setor, não estou setorizando nesse momento. É totalmente possível e viável a gente embarcar a indústria 4.0 nos processos mecanizados e inclusive nos processos manuais. Isso é possível e temos uma agenda para isso”.

A fábrica da Fiat Chrysler Automobiles, localizada em Betim, faz o uso da tecnologia com o objetivo de operar com mais produtividade e eficiência na fabricação de veículos. Para isso, desenvolveram o laboratório Manufacturing 2020, que é composto por diversas plataformas dedicadas ao experimento de novas tecnologias ao reproduzir, no meio digital, cenários reais. É o que explica o Coordenador do Manufacturing2020 da FCA, Marcelo Lima.

“Hoje, esses diversos softwares que a gente tem, a gente tem software desde o momento em que estou desenhando a matemática do produto, desenhando o design do meu carro, até a etapa onde que está saindo o meu primeiro carro da manufatura, da montagem final”.

Com o intuito de ajudar o Brasil a colocar em prática os avanços tecnológicos da Indústria 4.0, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) encaminhou uma série de propostas aos candidatos à presidência da República. As sugestões fazem parte do documento Propostas da Indústria para as Eleições. Segundo a CNI, 48% das grandes empresas brasileiras pretendem investir em tecnologias 4.0, em 2018.

Reportagem, Paulo Henrique Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar