Instituto Federal inaugura campus avançado em Ipatinga

Wôlmer Ezequiel

O prédio foi totalmente reformado e salas equipadas para atender cursos técnicos e curso superior

O campus avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) foi inaugurado no fim da tarde desta quinta-feira (5), em Ipatinga. O IFMG é a primeira instituição federal de ensino a abrir um campus próprio do município. As instalações têm capacidade de atender até 1.400 estudantes. Atualmente, o IFMG de Ipatinga oferece cursos técnicos em Segurança do Trabalho, Mecânica e Eletrotécnica e curso superior de Engenharia Elétrica.

O diretor do campus do IFMG de Ipatinga, Alex Fernandes, destacou que para o próximo ano a previsão é de expansão de vagas e cursos. “A expectativa é que em 2019, os cursos técnicos sejam integrados ao ensino médio, além da implantação do curso de Automação Industrial. Estimamos que no primeiro ano vamos atender mais de 400 estudantes, até chegar à capacidade máxima. Também há a possibilidade de implantação de outros cursos de graduação desde que tenha um aumento no quadro de docentes e técnicos”, informa Alex.

O estudante de Engenharia Elétrica, Rodolfo Peixoto, afirma que a abertura do campus trará resultados positivos para a região. “Vim transferido de outra faculdade. Avalio que seja um grande feito para Ipatinga, pois se trata de uma instituição federal dentro da nossa casa. Creio que teremos ganhos sociais, com o acesso da população mais carente a cursos gratuitos e de qualidade”, pontua o estudante.

Até o momento o instituto funcionava no prédio da antiga Estação Qualifica, próximo ao camelódromo no Centro de Ipatinga. O novo campus avançado agora ocupa uma área de mais de 14 mil metros quadrados, na rua Maria Silva, 125, no alto do bairro Veneza. A estrutura conta com um prédio de dois pavimentos. No primeiro, são 14 salas administrativas, oito salas de laboratório, uma biblioteca, auditório, área de copa/cozinha, quatro banheiros e uma lanchonete. O segundo piso é composto por três salas administrativas, 14 salas de aulas, cinco laboratórios e dois banheiros. O complexo educacional reúne ainda uma subestação de energia, quadra poliesportiva e estacionamento para até 120 veículos.

Para o também estudante de Engenharia Elétrica, Maxsuel Marx, a nova estrutura propiciará uma melhor qualidade no ensino. “O IFMG já possui uma qualidade muito boa, mas com os novos laboratórios e espaços mais adequados e tranquilos, os professores e estudantes terão condições ainda melhores”, destaca.

Estudante, Rodolfo Peixoto, acredita que IFMG é um ganho para toda a população do Vale do Aço

O graduando em Engenharia Elétrica, Marcelo Martins, por sua vez, afirma que o novo espaço e a ampliação das vagas movimentará o cenário universitário na região. “Estamos esperando a chegada dos calouros. Será um momento único para nós, uma vez que somos a primeira turma de Engenharia Elétrica do IMFG de Ipatinga. Temos a nossa associação atlética e creio que com este espaço poderemos aumentar nossas atividades, especialmente em parcerias com as demais faculdades do Vale do Aço”, afirma Marcelo.

Status
O prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha (MDB), ressalta que a inauguração do Campus é o início de um grande projeto. “A inauguração do campus avançado foi um passo deste projeto, que começou na gestão anterior. Agora, temos a meta de transformar o status da unidade para campus e daí realizar o crescimento gradativo do número de alunos. Queremos também trazer as empresas para dentro do IFMG, pois vão sair daqui os futuros técnicos, logo as grandes instituições privadas possuem interesse”, informa Nardyello.

Foram aplicados recursos no valor de R$ 3.549.087,30 para a reforma e ampliação da unidade. A verba foi assegurada por meio do gabinete do deputado federal Leonardo Quintão (MDB). Durante a inauguração, o parlamentar afirmou que a obra mostra a força política de Ipatinga. “Com um esforço político e união entre Administração Municipal, Câmara de Ipatinga, comandada pelo Nardyello e gestão do IMFG conseguimos este projeto. É importante dizer que a maioria dos estudantes que estudam aqui é de Ipatinga e boa parte são de famílias carentes. Temos a meta de ser o maior Instituto Federal do Brasil, com mais de 7 mil alunos”, conclui Leonardo.

MAIS FOTOS
Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar