Ipatinga direciona ações para a Segurança Pública

Secom/PMI

O encontro com as lideranças foi realizado, na tarde de quarta-feira (8), na sala de reuniões do gabinete do Executivo

Soluções para uma série de problemas antigos relacionados com a segurança pública em Ipatinga começaram a ser encaminhadas, na tarde desta quarta-feira (8), durante reunião do prefeito Nardyello Rocha (MDB) com uma comissão constituída de representantes de diversos segmentos envolvidos com as demandas da área.

Com o assessoramento da Procuradoria Geral do município, e Secretaria Municipal de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon), o prefeito determinou providências para agilização e liberação dos processos de registros cartoriais relacionados com os terrenos destinados à implantação do IML – Instituto Médico Legal e sede da APAC – Associação de Proteção e Assistência ao Condenado, nas proximidades do bairro Cidade Nova.

Outra instrução do chefe do Executivo foi para que os técnicos municipais acompanhem as lideranças na tomada de providências para viabilização da reforma do Ceresp – Centro de Remanejamento do Sistema Prisional, depredado em uma rebelião e atualmente só recebe detentos do sexo feminino. A ideia é que seja canalizada para a obra uma verba de cerca de R$ 800 mil, disponibilizada por intermédio da Vara de Execuções Penais. A mão de obra para a construção seria dos próprios presos. Uma audiência deverá ser marcada com o secretário estadual de Segurança Pública para que se chegue a um desfecho em torno dessa iniciativa.

Ressocialização de presos

Nardyello ainda adiantou que o governo municipal continuará apoiando o trabalho de ressocialização de presos na cidade, ampliando o contingente de beneficiados, tendo em vista que as ações realizadas com o aproveitamento de um pequeno grupo liberado pela Justiça têm gerado resultados positivos.

Inteligência artificial

O Executivo também aproveitou o encontro com as lideranças para adiantar a intenção do governo de instalar brevemente um sistema de inteligência artificial no município, com câmeras de segurança especiais que auxiliarão bastante o trabalho de prevenção à criminalidade nas vias públicas. “Nossa ideia é iniciar com a implantação de mil câmeras, mas queremos chegar a 2.500, o que possibilitará a cobertura de toda a cidade”, revelou.

Além da vereadora Cassinha Carvalho (PSB), participaram da reunião o advogado José Barbosa, representante da Comissão de Direitos Humanos da OAB-MG; Edson de Oliveira Cunha, em nome do Fórum dos Consep’s (Conselhos de Segurança Pública) da Região Metropolitana do Vale do Aço; o presidente da APAC, Luiz Fernando Costa; o diretor de Segurança do Centro Socioeducativo de Ipatinga, Reginaldo Cotta; os agentes de Programas de Prevenção Social à Criminalidade, Marta Florença de Souza Coridola e Carlos Passos, e o líder da Pastoral Carcerária na Paróquia São Geraldo, Lázaro Alexandre de Sousa.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar