Ipatinga inicia nova etapa de vistoria de veículos escolares

Divulgação

Fiscal de postura, Domingos Sávio realiza inspeção em vans na Suplan

Teve início, nesta segunda-feira (1), a segunda etapa da vistoria para credenciamento de vans e ônibus escolares no município de Ipatinga. A inspeção da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) será realizada até o dia 31 de outubro, das 8h às 10h30, no pátio da Suplan, no bairro Cidade Nobre.

O gerente da Seção de Transportes Especiais e Coletivos (Setrec), Hermelindo Dias, informa que, atualmente, 270 vans escolares estão regularizadas, mantendo o credenciamento em dia com a Prefeitura de Ipatinga.

“Duas vezes ao ano, o poder público realiza a inspeção destes veículos. São verificados itens obrigatórios de segurança como parte elétrica, mecânica, pneus, tacógrafo, cinto de segurança, entre outros itens. Alertamos os condutores de que nesta fase do credenciamento já é exigida a câmera de ré e frontal instalada, conforme a Resolução 504/2014 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Todas essas ações realizadas pela administração municipal visa, sobretudo, garantir que o transporte das crianças seja realizado dentro dos critérios de segurança”, enfatiza.

Condutor de van escolar há três anos e atento às exigências, Alan Sidney, do bairro Planalto, entende que “andar com as vistorias e os documentos atualizados reforça a qualidade do nosso trabalho, além de comprovar para os pais e professores quem são os condutores que prezam pela segurança das crianças. É muito importante assegurar isto às famílias e a comunidade escolar”, destacou.

Alerta

Fiscal de postura da Prefeitura de Ipatinga, Domingos Sávio alerta, também, sobre a importância do uso de vestimentas e calçados adequados no transporte dos passageiros.

“É sempre bom alertar os condutores quanto à proibição de dirigir usando calçados como chinelos e tamancos, que não estejam firmes nos pés ou que comprometam o uso do freio, da embreagem ou do acelerador, como prevê o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro. A infração é considerada média e gera multa com valor de R$ 130, além de quatro pontos na carteira de habilitação. As fiscalizações acontecem e é importante observar esse cuidado”, detalha.

A partir de novembro, os escolares que não estiverem credenciados estarão sujeitos a multa, assim como a retenção do veículo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3829-8529.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: