Ipatinga inicia novo ciclo de aplicação do fumacê

Secom PMI

Carro com inseticida circulará por locais com maior incidência de focos do mosquito Aedes aegypti

A Secretaria de Saúde de Ipatinga iniciou nesta quinta-feira (3) a segunda etapa da pulverização do inseticida. O trabalho será reforçado nos bairros onde o Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) apontou maior incidência de focos do mosquito Aedes aegypti e as Unidades Básicas de Saúde registram um aumento significativo de notificações de dengue, zika e chikungunya.

Em cada ciclo, dois veículos realizam diariamente a pulverização do inseticida, das 5h às 10h e das 17h às 20h, orientados por rotas pré-definidas. A recomendação aos munícipes é que abram portas e janelas das casas na passagem do fumacê, para que o inseticida atinja o mosquito dentro das residências.

O gerente do Centro de Controle de Zoonoses de Ipatinga, Fernando Anacleto, explica que o inseticida não mata as larvas do mosquito, que estão em caixas d’água, potes, baldes, pneus, lajes. Por isso, a eliminação dos criadouros deve acontecer antes da passagem do fumacê.

Educação em Saúde

Entre as estratégias de conscientização para o combate ao Aedes aegypti está o trabalho de palestras e teatros educativos realizados nas escolas pelos Agentes de Combate a Endemias. No próximo sábado (5), de 7h ao meio-dia, será a vez dos alunos das Escolas Estaduais Almirante Toyoda, no bairro Cariru, e Nacif Selim José de Sales, no bairro Canaã, participarem das atividades preparadas pelos profissionais da Saúde.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar