Ipatinga promove 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres

Divulgação

O evento será realizado no auditório do Hospital Municipal de Ipatinga, das 13h às 18h

Com o tema “Saúde das Mulheres: desafios para a integralidade com equidade”, a Secretaria Municipal de Saúde promove, no próximo sábado (10), a primeira Conferência Municipal de Saúde das Mulheres. O evento será realizado no auditório do Hospital Municipal de Ipatinga, das 13h às 18h. O objetivo é propor diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.

Quatro eixos nortearão as discussões: O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; Vulnerabilidade nos ciclos de vida das mulheres na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres, e Políticas públicas para mulheres e participação social.

Dados do IBGE/2011 mostram que, atualmente, as mulheres brasileiras representam 51,4% da população. Destas, 37,3% são responsáveis pelo sustento da família, vivem mais do que os homens, porém adoecem com mais frequência. As estatísticas revelam a crescente participação das mulheres nos indicadores da economia e no sustento das famílias.

A primeira Conferência Nacional de Saúde e Direitos da Mulher aconteceu em 1986 e, após 30 anos, retoma as discussões e reúne as mulheres para pensar a política nacional de saúde.

A expectativa do Conselho Nacional de Saúde é que esta Conferência seja a efetivação do Controle Social no SUS (Sistema Único de Saúde) para a saúde das mulheres.


Postado originalmente por: Diário do Aço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: