Janot usa post de Aécio em rede social para reforçar pedido de prisão do tucano
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, reforçou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o pedido de prisão do senador afastado Aécio Neves.
Janot anexou ao pedido do último dia 9 uma cópia da postagem do Facebook feita por Aécio no último dia 30. Nesse post, Aécio aparece em uma foto acompanhado de vários senadores.
Na legenda, Aécio escreveu: “Na pauta, votações no Congresso e a agenda política”.

Para Janot, Aécio tem desobedecido a ordem do ministro do STF Edson Fachin, que determinou no dia 18 de maio o afastamento do parlamentar das atividades do Senado.
De acordo com o procurador, a prisão do parlamentar é necessária para garantir a ordem pública. No documento, Janot afirma que Aécio faz “uso espúrio do poder político” e argumenta que o senador afastado pode atrapalhar as investigações.
O julgamento do pedido de prisão de Aécio está marcado para a próxima terça-feira, dia 20. O pedido da procuradoria será analisado pela Primeira Turma do STF.
Em nota, a assessoria de Aécio disse que ele tem cumprido integralmente a decisão do ministro Edson Fachin e se mantém afastado das atividades parlamentares. “Entre as cautelares determinadas, não consta o impedimento de receber visitas e discutir como cidadão, e não como parlamentar, assuntos diversos”, diz o texto.