Lançada a Operação Natalina, em Ipatinga

Divulgação

Lançada na sexta-feira (23), as operações Natalina e Férias Seguras vão até o dia 31/11

O reforço no policiamento visando mais segurança das ruas nos centros comerciais de Ipatinga já está acionado. Conforme nota divulgada pelo comando da Polícia Militar, as operações, Natalina e Férias Seguras, foram lançadas na sexta-feira (23), data que coincidiu com o dia de vendas promocionais do comércio (Black Friday). O trabalho será mantido até o dia 31 de janeiro de 2019.

Conforme a nota, o objetivo é intensificar o policiamento e coibir a ação de infratores durante esse período de compras de fim de ano e férias escolares, conjugado com o pagamento do 13º salário, em que se verifica um expressivo aumento na circulação de pessoas e movimentações comerciais.

O chefe da seção de Planejamento Estratégico do 14º Batalhão, capitão Fábio José Castro Oliveira, informo que na primeira fase da operação o foco é voltado para o policiamento a pé. “Essa modalidade de patrulhamento será realizada de forma sistêmica nas áreas de maior concentração de pessoas, e que a PM avalia como locais propensos a registros de ocorrências de crimes contra o patrimônio”.

O oficial acrescenta que, no mês de janeiro, na segunda fase da operação, será dada continuidade ao patrulhamento de rotina, entretanto, haverá uma prioridade na distribuição das viaturas pelos bairros, tendo em vista o grande número de pessoas que optam por viajar nesse período. “O planejamento é traçado justamente para evitar os delitos. A PM fortifica o contato com as redes de vizinhos protegidos, e também aumento esse policiamento nos bairros”, detalhou.

Conforme a nota da PM, todo o efetivo administrativo do 14º Batalhão e 12ª Região de Polícia Militar foram empenhados no reforço do policiamento, durante todo o período em que a Operação Natalina e Férias Seguras estiverem ocorrendo.

Entre as medidas a sem adotadas quando as pessoas forem às compras, como autoproteção, a PM indica que procure andar sempre com a bolsa a frente do corpo, evite andar com o smartphone no bolso de trás da calça, não fique com as duas mãos ocupadas com sacolas, se estiver acompanhado de alguma criança é importante que ela esteja com alguma identificação, já que esse é um período de grande fluxo de pessoas nos centros comerciais. O comerciante deve ficar atento nos períodos em que o estabelecimento estiver muito movimentado, para evitar um possível furto de mercadoria e conferir sempre a autenticidade das cédulas que receberem.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar