Liberada a terceira etapa de readequação na BR-381, em Ipatinga

Wôlmer Ezequiel

Sinal em frente à estação ferroviária “fecha” somente com acionamento do pedestre

Os pontos de intervenção no trânsito da avenida Pedro Linhares Gomes, trecho urbano da BR-381 em Ipatinga, já estão liberados para uso dos condutores. As modificações foram realizadas entre a Estação Ferroviária Intendente Câmara e o Escritório Central da Usiminas.

Apesar de a via ser de jurisdição do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), as obras são de responsabilidade da Prefeitura de Ipatinga.

O prefeito Nardyello Rocha (MDB), explica que a Administração Municipal tomou a iniciativa por causa do trânsito intenso e riscos aos pedestres. “Reunimos com Dnit, Vale, Polícia Militar Rodoviária, para o início desta obra. O Dnit nos autorizou e aprovou o projeto. Como o órgão possui muitos encargos decidimos fazer com o nosso próprio recurso visto que é uma questão emergencial. Até o momento, foram 30 dias de obras e R$ 400 mil empenhados, considero que foi um investimento importante”, pontua Nardyello.

Para o secretário da Sesuma, Gilmar Luciano Alves, as alterações devem acabar com o congestionamento nas horas de pico. “O principal motivo de retirar o semáforo em frente a estação é o engarrafamento que, por vezes, chegava até o bairro Horto. O pedestre também era pego de surpresa, agora com a botoeira o sinal fecha quando acionado, além de ter um espaçamento de mais de 50 metros livre de veículos, dando uma boa visibilidade e garantia de atravessar a via em segurança”, afirma Gilmar.

Rua “Morta” foi liberada para trânsito no sentido Ferroviários

Foi instalado um semáforo em frente da estação, sentido Horto-Centro. A sinaleira só é acionada pelo pedestre por meio de botoeira. A antiga barreira eletrônica funcionará com luz intermitente para advertência, sem interrupção do trânsito, o que deve tornar o fluxo de veículos mais constante. No outro sentido da via, também foi instalado o sinal com botoeira acionada pelo pedestre.

Além desta intervenção, a rua localizada atrás do antigo Century Hotel, teve o trânsito liberado em mão única, no sentido Ferroviários. Quem sai do Escritório Central, Fiemg ou Senai e deseja seguir sentido Centro, não precisará realizar o contorno próximo ao Shopping Vale do Aço. O condutor tem a possibilidade de usar essa rua que estava interditada, acessar a avenida Pedro Linhares pela avenida José Júlio da Costa e entrar no contorno próximo ao Escritório Central.

A saída do Escritório Central para o contorno próximo foi bloqueada devido os constantes acidentes de trânsito, alguns inclusive com mortes. A quarta etapa da readequação é o alargamento do contorno de acesso ao bairro Ferroviários, próximo às concessionárias Mil Motos Yamaha e Multicar Mitsubishi, e torna-lo com fila dupla. As obras devem ser iniciadas dentro de 10 dias.

Outras
Gilmar Luciano esclareceu que um relatório de notificações de melhorias nas vias de responsabilidade do Dnit é realizado pela repartição. “Estamos percorrendo a BR-381 e a BR-458 para identificarmos os pontos que necessitam de intervenção do órgão federal, como o caso da mureta de proteção da passagem subterrânea em frente à Portaria 1 da Usiminas, que está danificada. Devemos finalizar o relatório na próxima semana e entregar ao prefeito para dar os devidos encaminhamentos”, informa Gilmar Luciano.

O Diário do Aço também questionou ao secretário se existe previsão de alteração no cruzamento entre as avenidas Colatina, Getúlio Vargas e rua Uruguaiana, ponto de trânsito intenso no bairro Caravelas e palco de um acidente grave na quarta-feira. Segundo Gilmar, a prefeitura trabalha em um projeto para o bairro Cidade Nobre e, posteriormente, deve seguir para o Caravelas.


Liberada a terceira etapa de readequação na BR-381, em Ipatinga


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: