Melhorias para o Iguaçu são indicadas por empresários

Divulgação

O lojista Josemar Alves, proprietário da Stillo Noivas, recebeu a equipe da Aciapi-CDL

A equipe da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga, dá continuidade ao programa Aciapi-CDL Sempre ao Seu Lado, e realizou uma ação no bairro Iguaçu, onde a equipe visitou 305 estabelecimentos comerciais de mais de 50 segmentos. O Iguaçu é um dos importantes polos comerciais de Ipatinga. O bairro apresenta grande variedade de segmentos e possui relevância econômica para a cidade.

Durante as visitas, foi realizada pesquisa qualitativa e quantitativa para identificar as demandas de cada empresário e os problemas da região. Foram feitas duas perguntas: 1 – Enquanto empresário, quais são os seus maiores desafios? 2 – E no bairro, quais são os maiores problemas?

O principal desafio enfrentado pelo empresariado estabelecido no bairro Iguaçu foi a alta carga tributária, quase 27% dos empresários entrevistados apontaram os impostos exacerbados como um dos principais entraves para o empreendedorismo. Outro fator indicado pelo empresariado é a grande concorrência, a reclamação foi feita por mais de 20% dos entrevistados.

Os dois principais problemas relatados pelos proprietários participantes da pesquisa foram: falhas na segurança pública e a falta de estacionamento. A insegurança foi apontada como problema na região por mais de 31% dos entrevistados, em especial, dos empresários estabelecidos nas proximidades da avenida Guido Marlière e das ruas Maraquê e Calcedônia.

O programa Aciapi-CDL Sempre ao Seu Lado já passou pelos bairros Canaã, Horto, Cidade Nobre, Bom Retiro, além do Centro de Ipatinga. O Iguaçu é o sexto polo comercial a receber a ação das entidades.

Para o presidente da CDL de Ipatinga, José Carlos de Alvarenga, a ação gera benefícios para ambos os lados. “No bairro Iguaçu, temos uma rede de comércios bem desenvolvida e complexa. Estivemos no bairro para sabermos mais desta realidade e poder aproximar os empresários das entidades, falando sobre o associativismo e quais são os benefícios de ser um associado”, salienta José Carlos.

O presidente da Aciapi, Cláudio Zambaldi, destaca a importância da ação para a união empresarial. “Alguns empresários ainda não conhecem muito bem o papel da Aciapi-CDL. Estamos mostrando para todos como funciona o associativismo e a necessidade de cooperação dentro da classe para o fortalecimento de cada um”, salienta Cláudio.
Pesquisa é entregue às autoridades.

A Aciapi e a CDL de Ipatinga encaminharam para as autoridades municipais o relatório da pesquisa feita junto aos empresários do bairro Iguaçu. A intenção é colaborar para a melhoria dos serviços públicos prestados no bairro. Com este trabalho, as entidades reiteram a parceria com os poderes Executivo, Legislativo e com a Polícia Militar. A entrega do relatório foi realizada no mesmo molde que nas ações realizadas no Canaã, Horto, Centro, Cidade Nobre e Bom Retiro.

Em nota, o 14º Batalhão de Polícia Militar afirmou que “tem implementado estratégias preventivas específicas para a realidade da localidade”. “Como resultados destas estratégias, consultando o sistema de registros de Eventos de Defesa Social, verifica-se que a quantidade de registros de ocorrências contra o patrimônio no bairro reduziu mais de 50% em 2018 (dados até 31 de agosto, comparado ao mesmo período de 2017). Considerando apenas registros de roubo e assaltos contra estabelecimentos comerciais, a redução foi de 55% nesta mesma comparação. Ressalta-se ainda que a Polícia Militar tem realizado diuturnamente ações preventivas de iniciativa no bairro, tais como abordagens a pessoas suspeitas e prisões de autores de crimes contra o patrimônio” detalha a Polícia Militar.

Para José Carlos de Alvarenga, a comunicação entre as entidades e autoridades podem gerar benefícios para população. “A Aciapi-CDL de Ipatinga atuam na promoção do desenvolvimento da classe empresarial e, consequentemente, de toda a economia local. Por isso, contamos sempre com os poderes Executivo e Legislativo para realizar ações que também contribuam para a melhoria de toda a cadeia produtiva do nosso município. Também contamos com a PM para um policiamento cada dia melhor a todos os cidadãos”, destaca José Carlos.

O presidente da Aciapi, Cláudio Zambaldi, agradeceu a recepção dos empresários do Iguaçu e anunciou que o programa Aciapi-CDL Sempre ao Seu Lado seguirá para outros polos comerciais de Ipatinga. “Em cada ação nos polos comerciais estamos sendo bem recebidos, no Iguaçu foi da mesma maneira.

Agradecemos todos os empresários que abriram a porta de seus estabelecimentos e conversaram com a nossa equipe. A boa recepção é reflexo da credibilidade e do bom trabalho que as entidades desenvolvem ao longo de décadas”, pontua Cláudio.

Nota da assessoria:
* A ocorrência de somatório acima de 100% se dá quando o respondente (entrevistado) pode citar mais de uma opção das alternativas, em face da pergunta apresentada. Isto se verificou na pesquisa sobre as questões relativas aos estabelecimentos comerciais do Iguaçu. Cada entrevistado pôde responder mais de uma alternativa. A análise do tema pode ser dada para cada uma das alternativas assinaladas e seus dados, múltiplos, foram lançados num mesmo gráfico.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar