Minas Gerais tem aumento de 3.942 casos prováveis de dengue

São em média 82 ocorrências da doença registradas por dia


A SES – Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais afirmou que de acordo com levantamento realizado pelo órgão já foram registrados 29.875 casos prováveis de dengue em 2018, ou seja, uma média de 82 ocorrências da doença por dia.

Os municípios de Araújos, Arcos, Conceição do Pará, Contagem, Ituiutaba, Lagoa da Prata, Moema e Uberaba confirmaram oito mortes pela doença.

Além disso, outros 14 óbitos estão sendo investigados, à espera de resultado de exame laboratorial.

Casos

Vale ressaltar que houve um aumento de 3.942 casos em comparação ao levantamento anterior.

No entanto, a secretaria ressaltou que o aumento no número de casos, observado entre os meses de outubro e novembro de 2018 quando comparado com 2017, pode ser explicado pelo desabastecimento de kits para diagnóstico laboratorial.

Além disso, a SES destacou que a entrega dos kits comerciais para os diagnósticos das doenças está em atraso por parte do Ministério da Saúde à Fundação Ezequiel Dias.

O LIRAa – Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti também realizou um levantamento nos municípios mineiros em outubro, e confirmou que 60 cidades estão em situação de risco para ocorrência de surto de dengue, enquanto 293 estão em alerta.

 Zika e Chikungunya

 Em relação à febre Chikungunya, o Estado registrou 11.772 casos prováveis da doença, porém estão mais concentrados na região do Vale do Aço.

Coronel Fabriciano registrou uma morte em 2018 e ainda há outros dois óbitos em investigação. No entanto, em 2017, foram registrados 16.320 casos da doença só em Minas Gerais.

Já a Zika, 184 casos prováveis da doença foram registrados em 2018, sendo 54 em gestantes. No levantamento passado, o Estado registrou 718 casos de Zika.

Por: Gabrielle Junqueira
(com revisão de Patrícia Marques) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar