Moradores em situação de rua ganham projeto de geração de renda oferecido pelo Centro POP

Divulgação

O curso será ministrado às terças-feiras no Centro POP, durante quatro meses

As pessoas em situação de rua, drama vivido por muitos municípios, ganham em Ipatinga oportunidade de inclusão produtiva e social. A partir de terça-feira (28), graças a iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social, passou a ser oferecida uma oficina de artesanato direcionada a esse público, no Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP), na rua Pouso Alegre, no Centro.

O projeto é operacionalizado pela Seção de Inclusão Produtiva, em parceria com empresas privadas como a Enertec e a Espaço Diesel. Atualmente, cerca de 350 pessoas passam mensalmente pelo Centro POP.

Com quatro meses de duração, o projeto das oficinas ganhou o nome de “São José Operário”. A ideia inicial é formar, em média, 15 futuros artesãos. O papel dos instrutores é ensinar os moradores em situação de rua a transformar em pufes, mesas de centro, luminárias e lixeiras os filtros de ar de veículos pesados que são substituídos nas manutenções.

As aulas serão realizadas sempre às terças-feiras e terão duração de uma hora. A psicóloga do Centro POP, Samira Pontes, informa que o órgão público já atende duas vezes por semana a população referenciada, por meio de rodas de bate-papo, trazendo temas que são importantes para a reinserção dos moradores em situação de rua na sociedade.
No Centro POP, as pessoas encontram serviços como o incentivo à reinserção familiar ou comunitária, encaminhamento para a área da saúde, espaço para banho e lavanderia, além de atendimento interdisciplinar com psicólogos e assistentes sociais.

Há ainda parcerias importantes com o Ministério Público, com a Polícia Militar por meio do programa “Crack, é possível vencer”, com a sociedade civil organizada e com algumas igrejas.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: