Moradores indicam a necessidade de quebra-molas em pontos de Ipatinga

Wôlmer Ezequiel

Cruzamento é um dos pontos com índice elevado de acidentes na cidade

Duas mortes neste fim de semana decorrentes de acidentes de trânsito sensibilizaram a população de Ipatinga que, por meio do Portal e redes sociais do Diário do Aço, alertou para a necessidade de construir quebra-molas em pontos estratégicos da cidade. Segundo os usuários, constantemente há registro de acidentes de trânsito nos locais dos dois sinistros, sendo um no Iguaçu e outro no Canaã.

A equipe do Diário do Aço esteve no cruzamento das ruas Pedras Preciosas e Jaspe, no bairro Iguaçu, nesta segunda-feira (12). Na última terça-feira (6), o motociclista Luan Carvalho Barbosa foi vítima de um acidente no local e, no domingo (11), o jovem morreu. Moradores do entorno contam que as colisões são frequentes nesse cruzamento.
Morador há 50 anos da rua Jaspe, Gesiel Moreira de Azevedo afirma que praticamente toda semana ocorre acidente na via. “Tanto no cruzamento com a rua Pedras Preciosas quanto na rua Pedras Bonitas tem acidente direto. Quem vem da avenida Brasil sentido avenida Manaaim tem a preferência em todos os cruzamentos, mas não tem no último, que é com a Pedras Preciosas, e acabam não respeitando a sinalização. Creio que um quebra-molas na rua Jaspe e outro na Pedras Preciosas diminuiria o risco de acidentes. Até conversamos com um vereador, mas ficou só na promessa”, destaca Gesiel.

Segundo Kátia Lage, moradora da rua Pedras Preciosas há 37 anos, a via já teve um quebra-molas. “Uns 10 anos atrás, pouco antes deste cruzamento tinha um quebra-molas. Mas falaram que não podia ter, vieram e tiraram. Já cansei de ver acidentes, inclusive com mortes. Recentemente teve este do Luan, que acabou morrendo. Só a sinalização não adianta. Sem o quebra-molas, os condutores vêm correndo mesmo”, afirma.

O motociclista Antônio Narbal passava no cruzamento no momento em que a reportagem conversava com os moradores e afirmou que trabalhava junto de Luan. “Éramos colegas de trabalho, infelizmente a vida do Luan foi ceifada. Não podemos brincar com moto. Por mais que eu sei que a preferência é minha, que estou vindo da rua Pedras Preciosas, eu preciso fazer minha parte. Sempre reduzo a velocidade para olhar direitinho. Deveria ter um quebra-molas na Jaspe, a Prefeitura tem que tomar providências”, salienta.

Para outro morador da rua Jaspe, Jorge Henriques de Oliveira, alguma ação deve ser tomada com urgência. “Tem que ser feito algo, toda semana tem acidentes, uns mais leves e outros mais graves, como foi na semana passada. Tem uns condutores que fazem besteira. Acho que um quebra-molas bem alto e um semáforo irá resolver a situação”, destaca Jorge.

Implantação de quebra-molas

A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) da Prefeitura de Ipatinga informou ao Diário do Aço que “a solicitação de colocação de quebra-molas em ruas da cidade pode ser feita também pelos próprios munícipes, por meio do telefone 3829-8529, no Departamento de Trânsito (DETRA)”.

“Após a solicitação, a equipe técnica da Sesuma vai ao local para realizar medições no trânsito, avaliando ainda as sinalizações presentes ou a ausência delas. Ao validarem a necessidade do redutor de velocidade, seja quebra-molas ou passagens elevadas, os técnicos elaboram um projeto, que após ser concluído é encaminhado para execução”, explica a nota enviada.

A Administração de Ipatinga ainda avalia que “a implantação desses mecanismos pode e, de fato, contribui para a redução de acidentes em determinados locais que se fazem necessários. Contudo, toda e qualquer medida voltada para a amenização de riscos deve estar acompanhada de necessária prudência dos condutores de veículos”.


Moradores indicam a necessidade de quebra-molas em pontos de Ipatinga


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar