Mudanças no sistema CadÚnico emperram atendimento nos CRAS

Secom/PMI

A lentidão e quedas do sistema do CadÚnico têm obrigado o reagendamento para outubro

Em função de um problema de ordem federal e do qual o município ainda é refém, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ipatinga, como em outros municípios, enfrentam dificuldades no atendimento aos beneficiários do programa Bolsa Família. O sistema do CadÚnico – Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal -, que passou por reformulações, apresenta lentidão e quedas há cerca de 40 dias, com prejuízos ou impossibilitando o acesso aos dados do público assistido.

Segundo a secretária Adjunta de Assistência Social, Cláudia Castro, enquanto o impasse não é solucionado, o beneficiário do programa chega a uma das unidades do CRAS e, inevitavelmente, recebe a informação de que não é possível dar prosseguimento ao atendimento porque há falha no sistema. Os funcionários do CRAS irão agendar uma nova data para o favorecido comparecer ao Centro. Dessa forma, o reagendamento será programado para outubro.
“É natural que isso gere uma insatisfação muito grande por parte da pessoa que precisa receber o valor do benefício. Contudo, não é culpa nossa. É um problema que vai além da nossa competência”, esclarece Cláudia.

Bloqueio do benefício
Ipatinga possui cinco Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que ficam nos bairros Bom Jardim, Veneza, Canaã, Bethânia e Vila Formosa. Atualmente, 26 mil famílias estão inscritas no CadÚnico. Desse total, 11 mil são beneficiárias do Bolsa Família.

Conforme Cláudia, o problema se agrava quando o usuário chega à unidade do CRAS no dia do agendamento e se depara com o benefício bloqueado. Isso ocorre, muitas vezes, na averiguação dos dados informados no cadastro, gerando bloqueio temporário do programa Bolsa Família até que haja atualização.

“A maioria dos bloqueios acontece por informação fornecida pelo beneficiário, que não bate com a realidade dele quando o governo Federal realiza o cruzamento dos dados. Este fator, somado à lentidão no novo sistema, torna a situação mais complicada”, reafirma Cláudia.


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