Município assegura cirurgias eletivas para 115 mulheres

Divulgação

Governo anuncia que os procedimentos já começam na próxima semana

A Secretaria Municipal de Saúde de Coronel Fabriciano e o Hospital Dr. José Maria Morais lançaram as Cirurgias Eletivas Ginecológicas de Saúde da Mulher. O evento, que marcou o Dia Internacional da Mulher, foi realizado no Salão Paroquial Dom Lélis Lara, no centro da cidade, e contou com a presença de aproximadamente 115 pacientes.
Pela primeira vez, o município disponibiliza esse tipo de procedimento, que antes só era realizado em outras cidades como Belo Horizonte. Agora as intervenções serão feitas com recurso próprio no Hospital Dr.

José Maria Morais. Para o prefeito de Fabriciano Marcos Vinicius essa ação é uma conquista para as mulheres do município, pois muitas já estão na fila de espera há mais de cinco anos. “Como médico, vivo diariamente o drama das mulheres com problemas ginecológicos. Fico muito satisfeito em ajudar a resgatar a dignidade dessas pessoas”, disse.
Devido à grande demanda, a primeira cirurgia disponibilizada será a histerectomia, que é a retirada do útero.

Normalmente, mulheres que precisam deste procedimento sofrem com sangramento, cansaço, e na maioria das vezes o anticoncepcional não é capaz de aliviar estes sintomas, o que prejudica a qualidade de vida.Segundo o secretário de Saúde, Ricardo Cacau, serão feitas 115 cirurgias em cinco meses. “Os procedimentos já começam na próxima semana, e a paciente deve ser internada e avaliada sob cuidados médicos durante dois dias”, explica.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar