Nota de Repúdio: atentado à Rádio Mundo Livre FM

A  Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT), a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP) e o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná (SERT-PR) repudiam veementemente o ato criminoso praticado na tarde de ontem (20/02) contra as rádios 98 FM e Mundo Livre FM, do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), que foram alvos de uma bomba caseira, em Curitiba. O explosivo lançado por uma pessoa não identificada atingiu a portaria das emissoras e o porteiro teve ferimentos leves.

Esse foi o segundo caso de atentados contra veículos de comunicação da Capital Paranaense em menos de uma semana. Mais uma vez as duas entidades solicitam às autoridades policiais competentes apuração ágil e efetiva de ambos os casos e reiteram que qualquer ameaça ao exercício do livre jornalismo compromete a democracia e deve ser fortemente condenada.

A AMIRT, AERP e o SERT-PR novamente pedem às autoridades locais uma apuração rigorosa dos fatos e a punição dos responsáveis. É intolerável que ainda existam atos de violência contra profissionais da imprensa, contra a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa. Em toda a história da humanidade, seus piores momentos ocorreram quando a livre manifestação do pensamento foi submetida à censura prévia ou a agressões, ameaças e intimidações. A liberdade de imprensa é um dos pilares da democracia e as associações continuarão em sua defesa.

Alexandre Barros                                                 Caique Agustini                                 Mayrinck Pinto de Aguiar
Presidente da AERP                                               Presidente do SERT-PR                                     Presidente da AMIRT