Nova ferramenta permite cobrar melhor atendimento em serviços públicos

A partir de agora, servidores públicos, cidadãos e gestores poderão usar uma ferramenta chamada Simplifique, pela qual é possível fazer denúncias, reclamações, sugestões, deixar registradas queixas em relação a procedimentos adotados em repartições e falhas nos sistemas do governo. Quem achar que a prestação de um serviço público está muito burocrática, vai poder apresentar uma solicitação de simplificação, por meio de um formulário online.

Isso porque, no ano passado, foi estabelecido em um decreto que o cidadão não terá mais que apresentar inúmeros documentos com cópia e autenticação. Agora, os órgãos do governo é que terão que captar as informações disponíveis para dar uma resposta rápida à demanda. O Ouvidor Geral da União, Gilberto Waller Jr, cita exemplos de como o cidadão pode usar a plataforma.

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No portal você escolhe o serviço que queira abordar

“Ele foi em um hospital federal e ali a questão de identificação, a questão de encaminhamento, a questão de atendimento é ruim … isso é uma forma que a plataforma também permite. Ele pode denunciar o descumprimento do decreto, onde o próprio decreto trás o princípio da boa fé, quando exige dele reconhecimento de firma, entrega de documento autenticado, coisa que o decreto proíbe; ou ainda, ele pode sugerir qualquer tipo de modificação.”

Se o cidadão não tiver acesso à internet ou queira fazer o registro pessoalmente, a solicitação ficará a cargo do órgão envolvido em seu caso. Um funcionário ficará responsável por digitalizá-la e lançá-la na plataforma. Para mais informações, acesse: www.simplifique.gov.br.

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