Novo secretário de Saúde de Timóteo vê desafios pela frente

Wôlmer Ezequiel

Eduardo Morais informou que esteve na Cidade Administrativa, antes de ser nomeado, para rever o atraso dos repasses

Nomeado para compor a equipe do prefeito de Timóteo, Douglas Willkys (PSB), o novo secretário de Saúde, Eduardo Oliveira Morais, fez uma avaliação sobre os desafios que enfrentará na nova gestão. Só neste ano, o Hospital São Camilo/Vital Brazil, em Timóteo, suspendeu duas vezes o atendimento de emergência médica pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por causa da falta de repasses do estado, o que gerou uma sobrecarga de pacientes no Centro João Otávio, no bairro Olaria II.

Em entrevista ao Diário do Aço, o secretário Eduardo Morais afirmou que a saúde pública é um dos maiores desafios em Timóteo, assim como em outros municípios brasileiros. “Precisamos reorganizar o processo de trabalho, começando com a estratégia de saúde da família, que tem o grande desafio de trabalhar as ações preventivas e ações de promoção à saúde. Então pedimos a compreensão de todos os profissionais, sejam efetivos ou contratados”, cita.

O titular da pasta também ressaltou que o atendimento à saúde pública enfrenta, atualmente, uma situação complicada, envolvendo uma determinação judicial, após irregularidades serem encontradas no funcionalismo público, conforme já informado pelo prefeito. “Teremos que fazer demissões de profissionais contratados e precisamos reorganizar essas questões de contrato. Para, somente a partir daí fazer uma gestão técnica e profissional, seguindo as portarias do Ministério da Saúde e as resoluções da Secretaria Estadual de Saúde”, destaca.

Eduardo Morais acrescenta que mesmo antes de assumir a Secretaria Municipal de Saúde, esteve na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, junto com a equipe gerencial do Hospital São Camilo/Vital Brazil, para rever a questão do atraso do repasse financeiro, com o intuito de evitar futuros problemas na área da saúde. “Então tenho certeza que, com a nossa equipe, que está assumindo, e com a equipe gerencial do hospital, iremos trabalhar, no sentindo de oferecer condições dignas de atendimento para cada cidadão timoteense”, pontua.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar