Obra no trecho urbano da BR-381 começa a ser executada

Divulgação

Mudanças começaram na quinta-feira e visam maior fluidez no trânsito e mais segurança em travessias do trecho urbano da BR-381

O trecho urbano da BR-381 (avenida Pedro Linhares), entre a Estação Ferroviária Intendente Câmara e o Escritório Central da Usiminas e Regional da Federação das Indústrias de Minas Gerais Fiemg Regional Vale do Aço começou a receber esta semana intervenção para mudança no tráfego, de forma a permitir maior fluxo de veículos nos dois sentidos da rodovia, em especial no sentido Horto/Centro.

A obra, já aprovada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), além de garantir a segurança de pedestres, sobretudo passageiros de trens e acompanhantes, também prevê o aumento da fluidez do tráfego de veículos.

As primeiras intervenções executadas já apresentaram uma melhora significativa logo no fim da tarde de quinta-feira, primeiro dia, mesmo com o trânsito intenso no horário de pico.

Todas as ações têm sido realizadas com o apoio da Polícia Militar Rodoviária e têm previsão de término na próxima semana.

Na tarde de quinta-feira (24), o prefeito interino, Nardyello Rocha, acompanhado do Secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Gilmar Luciano Alves, visitou a obra.

Menos riscos

Ainda de forma provisória, com o uso de cones – que serão substituídos por uma barreira definitiva com blocos de concreto – foi feito o reordenamento viário na alça de retorno para o Centro de Ipatinga, na altura da saída da avenida José Júlio da Costa, no bairro Ferroviários.

Aquele contorno foi fechado. Com isso, fica impedida a transposição e cruzamento da BR-381 no local, evitando riscos de acidentes. O ponto sempre foi marcado por colisões entre veículos que saíam da José Júlio da Costa e os que trafegavam sentido ao Horto.

As equipes trabalham ainda na instalação de um semáforo com botoeira, próximo ao ponto de ônibus da Estação Ferroviária, que possibilita a passagem de pedestres e passageiros que desembarcam dos trens da Estrada de Ferro Vitória-Minas.

Assim, o fluxo de veículos passa a ser contínuo na barreira, sentido Shopping do Vale do Aço-Centro de Ipatinga, já que o semáforo somente será fechado quando a botoeira for acionada.

Em frente ao Escritório Central, foi feito uma canalização com cones, que será substituída por uma barreira de concreto. Nesta alça de aceleração criada, os motoristas que saem do Escritório Central e da Fiemg seguem em direção ao retorno mais próximo, que agora passa a ser o do Shopping do Vale do Aço. Já o retorno localizado em frente ao acesso continua aberto apenas para os veículos que já estiverem trafegando pela BR-381.

A medida foi necessária, pois a Polícia Militar Rodoviária e a Prefeitura identificaram no local um gargalo, onde muitos acidentes acontecem. O último, por exemplo, foi registrado no mês de fevereiro, com duas vítimas que estavam em uma motocicleta e morreram.

O pacote de intervenções na região inclui ainda a reativação de uma rota alternativa, atrás do antigo Century Hotel, que começou a ser viabilizada. A rua será reaberta, desde o bairro Ferroviários até o acesso de entrada ao Escritório Central da Usiminas, com ciclovia, facilitando o acesso à BR-381.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: