Obras de mobilidade urbana são realizadas em Ipatinga

Secom/PMI

Uma das melhorias foi a implantação de rampas de acesso no Centro Comercial do Bom Retiro

Nesta semana, foram realizadas obras de melhorias em ruas e avenidas dos bairros Caravelas, Vila Militar e Ideal, em Ipatinga. Algumas melhorias ainda estão em andamento. As demandas foram executadas pelas secretarias municipais de Obras Públicas (Semop) e de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma).

Estacionamento
Um estacionamento em 45 graus está em construção na avenida Colatina, no bairro Caravelas. O trabalho é realizado desde a semana passada, e atende antiga reivindicação dos comerciantes locais.

Na quarta-feira (16), foi feita a retirada de terra do canteiro central para instalação de baias na via. Nos próximos dias será aplicada a base do asfaltamento, com utilização do agregado siderúrgico. Em seguida, haverá o assentamento de meio-fio e, por último, a pavimentação.

Eduardo Correia, dono de uma oficina de radiadores, disse que as possibilidades de estacionamento se esgotam rapidamente pela manhã. “Quando dá 9h, os clientes já não acham mais vaga por aqui, de tão grande que é o fluxo”, disse.

O estacionamento em 45 graus vai permitir a criação de pelo menos 25 vagas para carros e motos.

Pavimentação
Também na quarta-feira (16), foram realizadas intervenções nas ruas Bical e Pontal, no bairro Vila Militar, melhorando as condições de tráfego. Máquinas trabalharam na limpeza e nivelamento do solo, em preparação para a aplicação do agregado siderúrgico do Programa Caminhos do Vale, parceria mantida pelo município com a Usiminas. A previsão de término dos trabalhos no local é para a próxima semana.

Acessibilidade
Uma ação do governo municipal para tornar os espaços públicos acessíveis às pessoas com deficiência física com mobilidade reduzida foi a implantação de duas rampas para cadeirantes no Centro Comercial do bairro Bom Retiro, localizado na avenida Fernando de Noronha.

Os pontos de acesso ficam na calçada diante do estacionamento em 45 graus. Um deles foi aberto em frente a um supermercado, próximo ao orelhão, e outro no fim do conjunto comercial, na altura do nº 932.

As rampas são uma exigência de lei sancionada em janeiro de 2010, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência física ou com mobilidade reduzida. Para a construção dos acessos, foram abertos espaços de 1,20m.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar