Papa, santa e milagre: conheça a história do “Dia da Televisão”

A data foi oficializada pelo Papa Pio XII Eugenio Pacelli após um milagre vivido por Santa Clara de Assis


santa-clara-patrona-da-televisao-1
Santa Clara de Assis é considerada como a “Padroeira da Televisão”.

Criada no século XX, inicialmente ela era artigo de luxo, mas não demorou muito para se tornar um dos principais veículos de comunicação em todo o mundo e estar presente na casa de milhares de pessoas. Seu som e imagem logo conquistaram os telespectadores. A televisão ou simplesmente a TV,  foi e continua sendo um dos principais veículos de comunicação, por isso, o dia 11 de agosto, foi escolhido como o “Dia da Televisão”, para homenagear o veículo.

A data, claro, não foi escolhida de forma aleatória, mas não tem nada a ver com a criação da televisão, chegada do veículo no Brasil ou até mesmo o início da operação em cores.

O dia 11 de agosto foi definido como o Dia da Televisão após a morte de Santa Clara de Assis, responsável pela fundação da ordem franciscana. Segundo a história, a católica Santa Clara foi impossibilitada de assistir à missa de Natal, por isso ficou em seu quarto, meditando e orando. Daí, milagrosamente ela conseguiu ouvir e assistir tudo o que se passava na missa.

Foi a partir deste “milagre” que o então Papa Pio XII Eugenio Pacelli sugeriu comemorar o Dia da Televisão, no mesmo dia da morte de Santa Clara. O líder da igreja católica via na televisão algo extraordinário, passível de comparação ao milagre vivido por Santa Clara. Com isso, desde 1958, o 11 de agosto foi definido como o dia da televisão. Vale ressaltar ainda que Santa Clara é considerada com a “Padroeira da Televisão”.

Chegada da Tv no Brasil

Foi nos anos 50 que a televisão teve a sua primeira transmissão em solos brasileiros.  A novidade foi trazida pelo jornalista e empresário Assis Chateaubriand, dono do grupo Diários Associados, que colocou no ar a extinta TV Tupi, em São Paulo. Não demorou muito e, aos poucos, a programação da emissora foi sendo formada. E para comandar os programas, profissionais do rádio foram convidados para colocar além de suas vozes marcantes, a sua imagem nas telinhas.

Além da Tupi, outras redes foram criadas e os telespectadores puderam contar com uma variada programação. Entre as redes que iniciaram suas atividades nos anos 50 e 60 estão a Record, TV Bandeirantes e Rede Globo, todas ainda estão na ativa.

tv
Brasileiros têm a TV como preferência para se informar

Tv ainda é o meio de comunicação preferido pelos brasileiros 

De acordo com dados da Pesquisa Brasileira de Mídia 2016 – Hábitos de Consumo de Mídia Pela População Brasileira, feito pela Secretaria de Comunicação Social do Governo, 90% dos brasileiros se informam do que acontece no país pela televisão. Destes, 63% têm a TV como o principal veículo de informação.  Prova de que a TV está presente na vida das pessoas é que o estudo ainda aponta que 77% dos entrevistados assistem televisão diariamente.

V.V

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar