Para Cisvales, falta de dinheiro inviabiliza regionalização do SAMU

Divulgação

Quintão disse que já ouviu do secretário de estado da Saúde que o governo estadual não tem recurso para tocar adiante o projeto do SAMU Regional

A implantação do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) para todos os municípios do Colar Metropolitano do Vale do Aço só não ocorreu ainda por falta de repasses dos governos estadual e federal, segundo o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Vales (Cisvales), o prefeito de Ipatinga Sebastião Quintão. A afirmação foi feita durante audiência pública na Câmara, na terça-feira (30), convocada para pedir esclarecimentos sobre os motivos de o SAMU Regional não sair do papel. Atualmente, somente Ipatinga oferece serviço de atendimento médico móvel. Outros 34 municípios que compõem as três microrregiões do Cisvales continuam à espera da cobertura do SAMU.

Quintão disse que já se reuniu com o secretário estadual de saúde para tratar desse tema e ouviu que o governo não tem recurso para tocar adiante o projeto. O prefeito disse que sentiu uma falta de interesse por parte do governo estadual. “Um desinteresse total, quase um desprezo para implantação do Cisvales”, resumiu.

O convênio entre governo estadual e o Cisvales foi celebrado em 2015, com o valor prometido de quase R$ 4 milhões, destinados para a compra de equipamentos, insumos e também para a contratação dos profissionais aprovados no processo seletivo. Cerca de 200 aprovados ainda esperam pela convocação. Quintão afirmou, também, que já solicitou reunião com o ministro da saúde para entender o posicionamento do governo federal.

O funcionamento do SAMU depende de contrapartidas dos três entes federativos: federal, estadual e municipal. Somente Ipatinga recebe regularmente esses repasses. Para expandir esse serviço aos demais municípios da região metropolitana, é necessária a participação das três esferas de poder. Quintão garantiu que os prefeitos são favoráveis à expansão.


Postado originalmente por: Diário do Aço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: