Paraíso inicia campanha de vacinação contra a catapora

O Ministério da Saúde incluiu, em 2018 no Calendário Básico de Vacinação, a segunda dose da vacina varicela (catapora). A aplicação deve ser feita em crianças de quatro até seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias).

Todos os anos, no fim do inverno até a primavera (agosto a novembro), são comuns surtos de catapora. Tendo em vista que 60% dos casos ocorrem em menores de quatro anos de idade, as creches e as escolas são os principais locais de surtos que duram de 2 a 4 meses, deixando vulneráveis alunos, professores e demais profissionais.

A Secretaria de Saúde de Santana do Paraíso adotará a estratégica de vacinação nas creches e escolas de todo o município no período que se iniciou em 18 e se encerra em 26 de junho, garantindo a imunização. Para que essa atividade seja realizada com sucesso as instituições estarão envolvidas colaborando com orientações destinadas aos pais e responsáveis.

A vacinação das crianças necessita da autorização ou acompanhamento dos pais ou responsáveis. A prefeitura disponibilizará documento esclarecendo sobre a vacina contendo campo para autorização que deverá ser entregue com antecedência para pais ou responsáveis das crianças de quatro a seis anos de idade (6 anos, 11 meses e 29 dias).

No dia da vacinação o documento deverá estar disponível corretamente preenchido para que o agente de saúde possa vacinar a criança. Outra orientação importante, contida no documento, é a presença do cartão de vacinas e cartão do SUS da criança no momento da vacinação.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar