Parque Estadual do Rio Doce recebe Romaria Ecológica neste sábado

Arquivo DA

Na Romaria Ecológica, os cavaleiros saem de Timóteo e Marliéria em destino ao Perd

Para celebrar os 74 anos de criação do Parque Estadual do Rio Doce (Perd) está programada para este sábado (14) a Romaria Ecológica Dom Helvécio. O evento reúne centenas de cavaleiros de Dionísio, Goiabal, Timóteo, Marliéria, Jaguaraçu, Antônio Dias, Mesquita, Ipatinga, Santana do Paraíso, entre outros municípios.  

A concentração da Romaria Ecológica ocorrerá em dois pontos. Em Timóteo será na Igreja São Sebastião e em Marliéria, na Igreja Nossa Senhora das Dores. Ambas as concentrações estão marcadas para às 5h30, com a alvorada.

O ponto de encontro dos cavaleiros será no trevo do Perd, às 11h. Já a missa será realizada às 11h10 na Capela Memorial Dom Helvécio. Após a celebração religiosa, os participantes poderão almoçar no Centro de Manutenção da unidade, às 13h.   

Perd
Com território que abrange os municípios de Timóteo, Marliéria e Dionísio, o Perd foi criado por meio do Decreto Lei 1119/1944. No dia 14 de julho de 1944 promulgou-se o decreto, criando uma unidade de conservação que, ao longo de décadas, protegeu uma amostra importante da biodiversidade mineira da Mata Atlântica, hoje considerada uma das mais importantes do Brasil.

O acesso ao Perd é feito pela MG-760. De Timóteo segue-se em estrada asfaltada até o distrito de Cava Grande depois Santo Antônio da mata, em Marliéria. O restante, 15 quilômetros, é percorrido em estrada de terra até a portaria do Perd. Outro caminho é via Marliéria e Pico do Jacroá. Para quem vem de Belo Horizonte pela BR-381 o acesso pode ser feito no trevo de Jaguaraçu para Marliéria. Da sede do município via Pico do Jacroá até a portaria são 12 quilômetros de estrada de terra. Outra possibilidade é seguir pela BR-262 até o trevo de São José do Goiabal, onde há a entrada para a MG-760. 


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar