Pelo menos 88% dos brasileiros diminuem os gastos antes de se aposentar

Aposentar e poder manter o padrão de vida é o desejo de muitos brasileiros. Por isso, segundo pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Confederação de Dirigentes Lojistas (CNDL), 88% dos brasileiros que se preparam para a aposentadoria realizam adaptações no orçamento para garantir uma reserva maior.

O levantamento concluiu que entre as medidas adotadas para economizar a redução de saídas a bares e restaurantes é a mais utilizada, com 49% dos entrevistados. Já em 46% das vezes a população deixa de comprar itens supérfluos em supermercados e em 40% dos casos as viagens são cortadas do orçamento.

A pesquisa mostra também que pelo menos 13% esperam enfrentar algum tipo de aperto financeiro na aposentadoria. E o maior receio está nos profissionais que têm na faixa de 55 anos. Além disso, nove em cada dez se mostraram dispostos a aumentar o tamanho da atual poupança. Entretanto, 67% não têm condição de guardar um montante maior e apenas 22% conseguem separar uma parte maior do orçamento para o futuro.

Para os despreocupados em diminuir os gastos para não passar aperto após se aposentar, os motivos apresentados pelos entrevistados são a falta de recursos, em 9% dos casos, e não ser prioridade, em 2% das respostas.

Melhor maneira de guardar dinheiro 

Seis em cada dez entrevistados que se preparam de forma ativa para a aposentadoria afirmam ter sido fácil escolher a forma adequada de guardar dinheiro , sendo que 39% mencionam possuir conhecimento necessário e 20% citam que tiveram ajuda de um especialista. Por outro lado, 40 % consideram a decisão difícil, sobretudo pelas inúmeras opções disponíveis no mercado e pela falta de conhecimento das possibilidades de poupar.

G.R

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar