Período de incêndios florestais liga sinal de alerta em Timóteo

Arquivo DA

Segundo levantamentos houve redução de 200 hectares para 59 hectares de áreas queimadas em 2017 em relação a 2016

Os parceiros do Plano Integrado de Prevenção, Controle e Combate a Incêndios Florestais de Timóteo se reuniram para organizar o monitoramento dos pontos de atenção de melhoria, cronograma de ações do plano e validação das parcerias. A redução de áreas queimadas no município em 2017 em relação a 2016, de 200 hectares para 59 hectares se deu em função da união de esforços no combate aos incêndios. “Com a aproximação do período crítico de queimada, previsto de junho a outubro, toda a atenção e corresponsabilidade da comunidade é necessária”, afirmam os parceiros.

Para 2018, os acordos serão mantidos e várias ações serão desenvolvidas como monitoramento dos acessos de combate, aceiros, vigilância motorizada e via satélite, campanha educativa, estruturação da brigada, entre outras.
Desde janeiro, o grupo de parceiros tem se dedicado a buscar estratégias para fortalecer a efetividade do plano, entre eles alinhamento com a Polícia Civil de Minas Gerais e Ministério Público quanto a procedimentos na averiguação da ocorrência de incêndios e demais encaminhamentos.

Parceiros
O Plano tem como objetivo repensar a forma de prevenir e combater os incêndios florestais no município, por meio de ações estruturadas e envolvimento de instituições públicas e privadas que tem relação direta e indireta com as áreas verdes.

Para cumprir este objetivo a iniciativa tem como parceiros a Aperam South America, Cemig, Codema, Corpo de Bombeiros, Emalto, IEF/Parque Estadual do Rio Doce, Igreja Maranata, Metal Nobre, Polícia Civil, Polícia Militar, Prefeitura de Timóteo e Vamtec Group.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar