Pesquisa indica demandas dos empresários no Cidade Nobre

Uma equipe de pesquisadores da Associação Comercial, Industrial e Prestação de Serviços (Aciapi) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga esteve no bairro Cidade Nobre, entre os dias 14 e 22 de maio para levantar as demandas setor comercial e empresarial do bairro. Foram visitados 305 estabelecimentos comerciais de mais de 60 segmentos.

A pesquisa, com perfil qualitativo e quantitativo, visa identificar as demandas de cada empresário e os problemas da região, com as seguintes questões: 1 – Quais são os seus maiores desafios na condição de empresário? 2 – E no bairro, quais são os maiores problemas?

A carga tributária foi o principal desafio apontado pelos empreendedores estabelecidos no Cidade Nobre. Mais de 22% citaram a tributação como empecilho. Outros desafios indicados pelo empresariado foram, a grande concorrência e os reflexos da crise econômica que ainda afligem a classe.

Os dois principais dificultadores relatados pelos proprietários participantes da pesquisa foram: a falta ou irregularidades com o estacionamento e falhas na segurança pública. Tanto as reclamações da sensação de insegurança quanto os problemas com estacionamento foram indicados pelos entrevistados em diferentes regiões do bairro.

Divulgação

O levantamento traz, ainda, reclamações da falta ou irregularidades no estacionamento das avenidas Carlos Chagas, Monteiro Lobato e Simon Bolívar. Os problemas com a segurança pública também foram apontados de forma homogênea pela classe empresarial.

“Fomos muito bem recebidos no Cidade Nobre e tivemos um resultado muito positivo na divulgação de nossos serviços. Agradecemos a todos os empresários que abriram as portas para nós e parabenizamos a equipe Aciapi-CDL por mais esta empreitada”, pontuou o presidente da CDL de Ipatinga, José Carlos de Alvarenga, José Carlos.

O presidente da Aciapi, Cláudio Zambaldi, por sua vez, salientou que as preocupações apresentadas pela classe empresarial refletem nas ações das entidades. “Trabalhamos para que demandas dos empresários sejam atendidas. Solicitamos ao estado uma possível redução nos impostos. E sempre estamos em contato com as autoridades políticas e policiais de nossa cidade para nos apoiar em diversas situações”, destaca Cláudio.

Ofícios

Como feito anteriormente em relação ao resultado da pesquisa nos bairros Canaã, Horto e Centro, um ofício com o diagnóstico do Cidade Nobre foi protocolado junto às autoridades municipais. Assim, as entidades estreitam a parceria com o Poder Público e fornecem informações que podem auxiliar na ação estratégica dos órgãos públicos.
Foram enviados ofícios ao prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha (MDB); ao secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Gilmar Luciano Alves; ao presidente da Câmara de Ipatinga, Jadson Heleno (SD) e demais vereadores, além do comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Juliano Fábio Lemos Dias.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar